PRESENTE NO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA - ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS

Na última sexta-feira (01) estive visitando o projeto Família na Escola, realizado pela Escola Municipal Duque de Caxias. Na oportunidade, conheci várias oficinas que os professores realizam com os alunos.
A Importância da Água em Nossa Vida foi uma das oficinas realizadas pelas professoras Regina e Magda, envolvendo cerca de 75 crianças. O material base para o desenvolvimento do projeto foram as apostilas fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto ainda conta com apoio da SANEPAR, que forneceu materiais didáticos para conscientização de pais e alunos. A oficina trabalha com resíduos recicláveis transformando-os em brinquedos e outros utensílios.
Outra oficina destacada foi a de Educação Ambiental com cerca de 10 alunos da classe especial conduzida pela professora Jacira. A oficina faz produtos como sabão e doce de mamão, produzido com mamão da própria horta da escola, cultivada pelo senhor Antônio, um “Amigo da Escola”.
A oficina História da Minha Vida incentivou os alunos e seus pais a montarem livros contando suas histórias, desde o nascimento até os dias de hoje. Ela foi conduzida pela professora Antônia e envolveu 27 alunos com o tema “Nós somos o resultado de uma família que nos ama”.
Outra oficina integrou educação financeira, Artes e História ensinando aos alunos a educação financeira desde pequenos, além de produzirem cofrinhos com materiais recicláveis, a fim de reforçar o aprendizado. Integrando Artes e História, os alunos apresentaram maquetes e fizeram um estudo sobre os dinossauros, da criação, evolução e extinção. Essas oficinas foram comandadas pelas professoras Vasti, Edinéia, Maria Aparecida e Alice abrangendo cerca de 40 alunos.
Sob o comando das professoras Andressa, Gessiane, Ilmara e Sandra, os alunos trabalharam matemática e desenvolveram relógios com materiais recicláveis.  Ao todo foram 50 alunos envolvidos nesta oficina.
Os pais dos alunos também prestaram serviços voluntários à comunidade O salão de cabeleireiro Roseli e Marcos montou seus equipamentos e passou o dia atendendo a todos os presentes. Além disso, a equipe de enfermagem da UNIPAR e a Secretaria de Saúde prestaram atendimentos como aferição de pressão arterial, dentre outros.
A equipe de Pedagogia da UNIPAR auxiliou na oficina de literatura, apresentando fantoches e contando histórias aos alunos, com o auxilio dos professores Paulo, Edinéia e Maria Inês.
Visitamos ainda a biblioteca da escola, que segundo a professora Fátima e o diretor Cristiano é o local preferido dos alunos. O espaço atende cerca de 400 alunos matriculados na escola.
Para o lazer, a escola instalou duas camas elásticas na quadra esportiva. A UNIPAR disponibilizou uma máquina de algodão doce e a Escola de Idiomas Freedom doou o serviço e os ingredientes para confecção da guloseima.
Parabenizo ao diretor da Escola professor Cristiano e toda a sua equipe pelo projeto e colocamo-nos à disposição para auxiliar no que estiver ao alcance.