DENOMINAÇÃO DE RUA OU PRÉDIO PÚBLICO COM O NOME DO EX VEREADORES ITACY MARQUES E VICENTE FIDÉLIS

Durante a 22ª Sessão Ordinária em 11 de agosto, apresentamos a indicação coletiva Nº 107/2014 que solicita ao Executivo a denominação de uma rua ou prédio público com o nome dos ex-vereadores Itacy Aparecido Marques e Vicente Fidélis de Souza conforme o link (Indicação 107/2014), como justa forma de homenagem a esses dois importantes nomes na história de Guaíra.

Biografia de Vicente Fidelis de Souza

Vicente Fidelis de Souza era brasileiro, casado, natural de Três Pontas/MG. Ele nasceu em 29 de novembro de 1919.

Antes de chegar em Guaíra, no ano de 1963, morou na cidade Regente Feijó/SP, onde também foi eleito vereador. 

Vicente foi vereador por duas legislaturas em Guaíra, entre os anos de 1964 a 1968, e entre 1973 a 1976, e chegou a presidir a Casa de Leis entre os anos de 1967 e 1968. Ele também é ator de outro marco importante na história de Guaíra. Em 1963, ele foi o primeiro munícipe cujo título de propriedade foi expedido. Naquela época, todos os imóveis de Guaíra estavam registrados na Comarca de Toledo ou na Comarca de Foz do Iguaçu.

Após 18 anos em Guaíra, ele se mudou com a família para a cidade de Pontes e Lacerda/MT, onde contribuiu para a emancipação política desse município, que completou 33 anos no dia 06 de agosto. Vicente faleceu no dia 31 de julho de 2014, na cidade de Cáceres/MT. 

Biografia de Itacy Aparecido Marques

Itacy Aparecido Marques nasceu em 23 de maio de 1953, em Guaíra/PR, filho do militar da Marinha, Anastácio Marques da Silva, e da dona de casa, Leonora Escudeiro Marques. Itacy Marques estudou nos colégios Mendes Gonçalves, Nossa Senhora do Carmo e Presidente Roosevelt, onde formou-se em Técnico em Contabilidade. 

O primeiro emprego de Itacy Marques foi na VASP. Na época, ele tinha 14 anos e em Guaíra os aviões de grande porte ainda pousavam. 

Uma das paixões de Itacy era o rádio. Como radialista trabalhou na Rádio Guaíra e Siriema, onde comandou o horário por muitos anos. 

Como jornalista trabalhou no Jornal Ilha Grande e também foi proprietário de um pequeno jornal em Guaíra. 

Na Prefeitura Municipal de Guaíra desempenhou diversas atividades como: secretário, em diversas pastas, Chefe de Gabinete do Prefeito e pela facilidade com números foi, por diversas vezes, Chefe da Tributação do Município. Era conhecido pela organização e pelo respeito ao próximo. 

Foi vereador no período de 1983 a 1988 e alguns anos depois foi candidato a vice-prefeito na chapa do grande Dr. Quintas. 

No esporte, Itacy Marques é conhecido como um dos grandes nomes, pois, sempre incentivou o futebol amador, fundando vários clubes em Guaíra, inclusive, muitos consideram que o esporte nunca mais foi o mesmo com a saída de Itacy de Guaíra. Os times sob a direção de Itacy Marques conquistaram vários títulos, inclusive, a nível estadual. 

No ano de 1994, Itacy Marques, já trabalhava na F. Andreis e Cia Ltda e foi convidado para um novo desafio em Aracaju/SE. Na capital sergipana comandou por 16 anos a filial da F. Andreis, em Sergipe, e há 4 anos estava aposentado. Mesmo longe da sua cidade natal, Itacy Marques nunca deixou de acompanhar os acontecimentos e as notícias de Guaíra. Ele era um ouvinte diário dos programas radiofônicos da querida Guaíra. Itacy Marques deixa dois filhos, Itacy Marques Júnior e Marília Marques, e a sua esposa Cleide Maria. Quando alguém falar de Itacy Marques vai lembrar de amar o próximo como a si mesmo e manter a palavra acima de tudo.


0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!