APOIANDO PROJETO CULTURAL

Estivemos visitando na última quarta-feira (30) o ensaio do espetáculo O Choro das Quedas, desenvolvido em parceria com o Município, no Cine Teatro Sete Quedas.
Desde abril, o Município de Guaíra tem apostado em atividades no contraturno envolvendo os alunos da rede municipal de ensino, abrindo também algumas oportunidades lúdico-pedagógicas para alunos da rede estadual. Uma dessas atividades são as aulas de arte circense, ministradas pelo professor Marcelo de Lima.
Além da mudança percebida no desempenho dos alunos em sala de aula, em relação ao rendimento e à disciplina, outro resultado importante da nova modalidade de aulas é a realização de um espetáculo, que está sendo criado para o aniversário do município.
Com o nome O Choro das Quedas, o espetáculo integra os alunos da rede municipal, os indígenas, quilombolas, capoeiristas, mostrando a diversidade cultural do município de Guaíra. O objetivo é valorizar a cultura e as lembranças de nossa cidade, como as Sete Quedas. O espetáculo será recheado de efeitos especiais como jogo de luzes, som ambiente com banda ao vivo, exposição de obras de arte, sempre promovendo a interação com o público.
Hoje o projeto conta com aproximadamente 40 crianças das Escolas Municipais Artur Costa e Silva e Rita Ana de Cássia, além de alunos da rede estadual. As aulas são realizadas no Cine Teatro Sete Quedas e o grupo tem feito periódicas apresentações a outras escolas.
Segundo o professor Marcelo, os alunos levam cerca de 3 dias de aula para se adaptar a alguma atividade específica e a partir deste período iniciam-se os treinos para se aperfeiçoar.
Sabemos a grande importância desse projeto, que traz enriquecimento cultural e ensina novas artes aos alunos guairenses. Ele falou ainda sobre as possibilidades de o professor conseguir recursos junto ao Estado a fim de expandir o projeto e colocamo-nos à disposição para estar auxiliando no que for necessário.