Quero parabenizar a todos os pais pela passagem do seu dia no último domingo (10), também do dia do advogado, do garçom e do estudante, comemorado em 11 de agosto.
Informo que través do decreto 237/2014, já estão fixadas as datas dos pagamentos dos impostos municipais. O IPTU tem a 1ª parcela para o dia 5 de setembro, a 2ª parcela para o dia 6 de outubro e a 3ª parcela para o dia 6 de novembro ou pagamento à vista no dia 5 de setembro, com 10% de desconto.
São desses impostos que são realizados os serviços do Município e que sem eles nada poderá ser executado. O município tem que ser responsável por três leis (PPA, LDO e LOA), e se não estiver neste orçamento ou os recursos não entrarem fi
ca impossível trabalhar.
Quero parabenizar também a todos os envolvidos no Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná), que todos os anos têm revelados novos talentos. Parabenizo a Polícia Militar e todos os envolvidos pela formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas), que formou mais de 400 alunos. Mencionamos do vereador foi ao time profissional Municipal de Guaíra, que está na final do torneio da AMOP.
Estivemos participando da reunião do Conselho Municipal de Saúde e ressaltou que deveria ser dever de todos os vereadores estar presentes nessa reunião. Tem pessoas que não ganham um centavo e todos os meses estão nessas reuniões debatendo, buscando melhorias e soluções para a área da saúde, envolvendo todas as esferas, e só não tem representantes da esfera política, desabafou. Aproveitando o tema, relatamos o início de um curso sobre o SUS. O sistema é muito mais do que pensamos ou o que a mídia passa e somente com este conhecimento, através de capacitação, é que poderemos fazer as devidas cobranças.
Também participei do Programa de Formação de Educadores Ambientais, e agradeço a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através da Maria José e do João Paulo.
Outro evento no qual estivemos presente foi no encerramento do Curso de Panificação e Derivados de Mandioca, ministrado para a Associação de Mulheres do Cruzeirinho, o Conselho Municipal de Mulheres e Associação de Mulheres dos Pescadores. Almir agradeceu ao SENAR, que disponibilizou esse curso em parceria com o Município.
Destacamos a indicação coletiva que solicita ao Executivo a denominação de uma rua ou prédio público com o nome dos ex-vereadores Itacy Aparecido Marques e Vicente Fidélis de Souza, como justa forma de homenagem a esses dois importantes nomes na história de Guaíra.
A indicação de número 100/2014 solicita a criação de um centro de zoonoses para o recolhimento e tratamento não somente dos grandes animais errantes, mas também dos pequenos animais. Temos visto o trabalho que vários munícipes têm desempenhado na tentativa de recolher e cuidar de animais de rua, mas que cabe ao Poder Público também cuidar dessa questão de recolhimento e guarda desses animais, ou responsabilização de seus donos.
A atual gestão municipal está tentando resolver as demandas deixadas não somente pela gestão passada, mas por várias gerações. Como sempre surgem novas demandas, nenhuma gestão será capaz de resolver todos os problemas. Já se resolveram os problemas do Plano Diretor, o contrato da Sanepar, a liberação da Avenida Beira Rio, e estão resolvendo o problema do Frigorífico de Peixes, com a pavimentação na rua, uma exigência do IAP para a liberação. O aeroporto já está em fase final de tramitação para ser reaberto”, destacou. Sobre a questão do bairro Vila Rica, que precisa de grandes obras para resolver o problema das enchentes, o Município encaminhou um projeto para o Governo do Estado, que respondeu não haver recursos para realizar as obras. Em vista disso, o Município irá investir cerca de 500 mil reais para resolver parcialmente o problema.
Sobre o Ginásio de Esportes, Almir comentou que os 300 mil reais para a obra foram liberados em fevereiro, e que as obras só não iniciaram porque o Corpo de Bombeiros demora em emitir seus laudos e respostas ao projeto.
Sobre a prestação de contas da Festa das Nações, reconhecemos que ela está atrasada e nós vereadores temos sido cobrados pelas entidades, que ainda não receberam seus repasses referentes à Festa.Sabemos a necessidade de que os vereadores sejam conscientes em suas cobranças, pois alguns problemas podem ser resolvidos de imediato e outros demoram meses, anos ou não tem solução.
Todos os vereadores devem ter conhecimento do que o cidadão necessita. Ser vereador, político ou participar de eleições é uma coisa, estar na função pública é outra. Deve-se buscar o conhecimento o tempo todo ou nunca estaremos capacitados no debate de um determinado assunto.
ASSISTA O NOSSO PRONUNCIAMENTO COMPLETO