APOIANDO PROJETO DE RECICLAGEM E RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO

 Desde janeiro quando assumimos a presidência da Câmara Municipal, temos apoiado as ações da Associação dos Catadores de Guaíra (ACG) e demais ações que promovam um consumo e destinação adequados de resíduos.
Para isso, a Câmara tem destinado seus produtos recicláveis, como jornais, caixas de papelão e garrafas plásticas à ACG, diretamente aos associados ou através do Departamento de Meio Ambiente, que repassa os produtos à Associação.
Lixo eletrônico
Outra ação de apoio foi a instalação de um coletor de lixo eletrônico na sede da Câmara. O Departamento de Meio Ambiente tem confeccionado lixeiras com material reciclado para servir de ponto de coleta para pilhas e baterias usadas. A distribuição desses lixeiros tem sido feita no comércio e algumas instituições. Os materiais coletados através dessa lixeira são encaminhados para o descarte adequado.
As consequências do descarte irregular de pilhas e baterias têm preocupado especialistas, já que elas possuem elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que intoxicam o solo, os rios, os vegetais e os animais. Adequadamente recicladas as pilhas e baterias podem ser utilizadas como pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.
Para destinar corretamente essas pilhas e baterias, inclusive de celulares, basta ir até a Câmara, ou outro ponto de coleta, e fazer o depósito dos materiais nas lixeiras identificadas.
Maiores informações
Para maiores informações sobre os pontos de coleta de lixo eletrônico ou de lixo reciclável comum, é possível entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente através do telefone (44)3642-0010 ou no Centro Administrativo Municipal (CAM).