PARTICIPANDO DO PROGRAMA DE EDUCADORES AMBIENTAIS

O Município de Guaíra organizou ontem, 06, um grande evento para destacar o papel das plantas medicinais na saúde das pessoas.
O encontro, conhecido como Formação de Educadores Ambientais, é promovido em parceria com Conselho dos Municípios Lindeiros de Itaipu, programa Cultivando Água Boa, Itaipu Binacional e Bacia do Paraná 3.
O principal objetivo é qualificar lideranças comunitárias para transmitir conhecimento à população.
Esteve participando conosco o prefeito Fabian Vendruscolo, o secretário de Educação e Cultura, Idivaldo Capatti e a diretora de Meio Ambiente, Érica Celestino.
Durante o dia, foram apresentadas palestras e oficinas, como  a que abordou o sal temperado – incrementando ervas medicinais ao sal para o tempero dos alimentos do dia a dia – e a “Garrafada Medicinal”.
Valéria Casale, bióloga da Nativa Sócio Ambiental, comentou a iniciativa. “Hoje 9 cidades estão visitando Guaíra especialmente para este evento. Este é nosso terceiro encontro, cada um é diferente do outro. Os temas se diversificam conforme a temática pensada e as necessidades de cada região. Hoje estamos aqui apresentando as plantas medicinais com parceria do pessoal do Yanten e falando da prática diária saudável através da alimentação”, destacou.
Roseli Turcater Motter, assistente social do Centro Popular de Saúde Yanten, destacou a exposição de plantas. “Hoje realizaremos oficinas sobre plantas medicinais resgatando o conhecimento da medicina popular e investigando medicamentos naturais pela alimentação através da troca de experiencias. É possível ter uma alimentação de qualidade reencontrando na natureza a saúde. Estamos com uma exposição com várias plantas  medicinais trazidas pelos participantes. No final,  faremos a troca de plantas resgatando as informações históricas sobre sua medicação, com olhar de cuidado da vida com o uso de plantas”, disse.

Para o prefeito Fabian Vendruscolo, o evento cumpre um papel diferenciado. ”É muito importante a realização deste evento em Guaíra, com a participação de lideranças comunitárias de várias cidades da região. É uma satisfação receber a todos, sabemos que não é fácil atender a proposta de se qualificar e transmitir o conhecimento, porém é necessário que isso seja feito”.