Reivindicações para os indígenas fizeram parte de minha agenda em Curitiba

Segunda-feira (31), estive no escritório da Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (FUNASA) em Curitiba, em reunião com Paulo dos Santos Camargo, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena – Litoral Sul.

O objetivo da reunião foi o de buscar informações, sobre instalações de módulos sanitários paras aldeias Tekoa Marangatu e Tekoa Porã, ambas instaladas no município de Guaíra.

Solicitei a reabertura de dois sanitários e instalação de outros seis no local. Também foram solicitadas informações sobre saneamento da água potável das aldeias de Guairá e o aumento do efetivo de funcionários da Saúde nas aldeias.

O Assessor Paralamentar, Adalton Raimundo da Cunha, esteve me acompanhando nesse encontro. Fomos informados de que todos os órgãos do Governo Dilma Rousseff passam por uma reestruturação, inclusive a FUNASA e o Ministério da Saúde, fato que tem travado ações. Mesmo assim, Paulo dos Santos Camargo informou que as reivindicações já estão no planejamento do seu departamento e aguarda uma definição do Governo Federal para poder dar andamento aos pedidos.

Paulo também destacou que o maior problema tem sido a regularização das aldeias, já que algumas delas estão instaladas em terrenos particulares e o litígio judicial tem trazido dificuldades para maiores investimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!