Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guaíra.

No último dia 22/02 participei da 3ª reunião do ano de 2011 do Conselho Municipal de Saúde.
Mais uma vez pediu que membros do conselho acompanhem os trabalhos dos vereadores na Casa de Leis e sugeriu que seja criado em Guaíra o Conselho Municipal da Mulher.

Também entreguei ao presidente do conselho informações sobre verbas que estão à disposição da Secretaria de Saúde.
Em uma das pautas ocorreu à participação direta da Dra. Mariana de Oliveira Cândido(foto acima), assessora jurídica da câmara municipal de Guaíra, que tratou de explanar sobre substitutivo feito ao projeto de Lei nº 71/2010 que trata da regulamentação dos plantões e sobreaviso realizados por médicos e enfermeiros para a administração pública municipal.

Segundo da a Dr. Mariana o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, respeitando a parte que poderia ter algum reflexo no orçamento, recebeu ajustes em sua totalidade.

A Dra. Explicou que, precisou-se alterar todo o texto do projeto para que ficasse adequado às necessidades dos munícipes de Guaíra, como por exemplo, a necessidade do médico e enfermeiros que estiverem de sobreaviso não sairem do município ou se distanciarem demasiadamente do local de trabalho, permitindo mais agilidade no deslocamento do profissional até o centro de saúde.

Outro ponto importante, foi a punição do profissional que estiver de sobreaviso com a perda de remuneração do dia, caso chegue em até 15 minutos após ser solicitado.
Será responsabilidade da Secretaria de Saúde Municipal, deixar publicada a escala de médicos e enfermeiros que estiveram de plantão, como forma de fiscalização por parte da população.

Dengue, se um vizinho não cuida de seu quintal, contamina um bairro inteiro!

Um outro tema bastante difundido ontem no reunião do conselho foi os perigos que o município corre com a possibilidade de uma epidemia de dengue.

A diretora da equipe epidemiológica, Izabel Miranda e o coordenador José Pedro da Silva(Foto acima), estiveram na reunião e detalharam importantes informações. Um preventivo mutirão esta sendo realizado em toda cidade para evitar maiores problemas, já que já foram identificados 26 casos suspeitos.

Segundo Izabel e José Pedro se não houver a efetiva participação da sociedade o problema não será resolvido.

Alguns conselheiros presentes pediram a reativação dos mini-postos de saúde das comunidades do São João, Cruzeirinho e Distrito de Dr. Oliveira Castro que foram fechados.


0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!