VEREADOR ALMIR BUENO PARTICIPA DA CARAVANA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Na sexta-feira, dia 25, Guaíra recebeu a Caravana da Agricultura Familiar, evento organizado pela Fetraf-Sul. O município fez parte do roteiro da Caravana no Paraná, que também passou pelos municípios de Capanema, Palmeira, Cerro Azul, Reserva e Candói. Esse ano é considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar e, com o lema “Mãos que alimentam a nação e preservam o meio ambiente”, a Caravana discutiu temas como meio ambiente, compras institucionais da agricultura familiar, regularização fundiária, habitação rural, sucessão da propriedade, juventude, água e produção de alimentos.
Estiveram presentes no evento os vereadores Almir Bueno, presidente do Legislativo, e também o vereador Valberto Paixão da Silva, representante da área rural do município e líder da bancada de situação. Além dos vereadores, participaram o prefeito municipal Fabian Persi Vendruscolo, o secretário municipal de Agricultura João Paulo Machado, o coordenador da FETRAF-PARANÁ, Neveraldo Oliboni, o coordenador da Cooperhaf (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares) no Paraná, Elizandro Krajczyk, a engenheira agrônoma  da Emater Rita De Cássia Ribeiro. Estiveram no evento também Eliane e Carolina representando a Associação de Mulheres Produtoras do Cruzeirinho e Itamar representando a Associação dos Produtores Orgânicos de Guaíra.
O vereador Almir Bueno colocou o Poder Legislativo à disposição dos agricultores familiares de Guaíra, que representam hoje a maior parcela de produtores e avaliou os desafios e avanços da categoria, que puderam ser discutidos ao longo de todo o dia no evento.
Temas como habitação rural, diversificação da produção, assistência técnica, inclusão digital no campo e medidas para garantir a permanência das famílias no campo foram temas debatidos na abertura dos trabalhos e ao longo do dia com agricultores de Pérola d´Oeste, Douradina e toda a região.