1ª Feira do Pescado, vende quase 1 tonelada em Guaíra - PR

Na última quinta-feira (17), véspera do feriado da sexta-feira da Paixão, foi realizada a 1ª Feira do Pescado de Guaíra. Participaram da feira os pescadores da Associação de Pescadores de Guaíra.
Foram comercializados ao todo 400 quilos de peixes oriundos do Rio Paraná, além de 500 quilos de peixe de piscicultores do nosso município. Essa diferença fica por conta da forma de pesca: extrativista ou piscicultura, como explica a coordenadora de Pesca Daniele Menezes Albuquerque. Ela informa que a pesca extrativista é aquela através da qual o pescador retira os peixes diretamente do rio, já a piscicultura é quando o pescador cria (“cultiva”) os peixes em tanques escavados com objetivo de produção comercial. Essa segunda modalidade de pesca é a que tem sido incentivada no município para suprir a grande demanda da região e dar prosseguimento ao projeto do Frigorífico de Peixes, que demandará até 5 toneladas de peixe mensalmente.
“Essa feira é um resultado do trabalho que o Município tem realizado junto aos pescadores, através da Coordenadoria da Pesca. Foram destinadas 30 horas-máquina por pescador para escavação de tanques, além de cursos de piscicultura, monitoramento dos parâmetros de qualidade da água para boas práticas de manejo e a implantação do Programa Mais Peixes. Nosso objetivo com a feira também é a valorização do pescador, que, muitas vezes, não percebe o quanto existe demanda pelo pescado”, diz Daniele.
A sugestão da Coordenadoria de Pesca é que a Feira do Pescado seja realizada mensalmente, junto à Feira do Produtor Rural, que já está consolidada no município. O presidente da Feira do Produtor convidou os pescadores, através da Associação, para participarem às quartas-feiras. Para isso, as regras de vigilância sanitária e também as da Feira do Produtor devem ser discutidas para contemplar essa nova modalidade de comercialização.
“Tanto os pescadores quanto os piscicultores estão animados novamente em fazer a feira regularmente, no mínimo uma vez por mês. Temos expectativa de realizar uma nova feira mês que vem, mas deveremos discutir sobre as regras de vigilância sanitária e feira do produtor”, reafirmou a coordenadora de Pesca Daniele.
Os vereadores Almir Bueno e Valberto Paixão da Silva acompanharam a feira. Almir frisou a vocação de Guaíra para a pesca e a necessidade de políticas como as desenvolvidas pela Coordenadoria da Pesca. “Guaíra é banhada pelo rio Paraná e ainda não havia uma política de incentivo aos pequenos pescadores. Essa feira é apenas uma amostra do trabalho que o Município vem desenvolvendo em políticas aos pescadores”, destacou Almir.
Os peixes foram vendidos a preços que estiveram entre R$6,50 (curimba) e R$18,00 (filé de tilápia), além de vários pratos vendidos no setor gastronômico da feira (pastel de peixe, bolinho de peixe, espetinho de peixe, porção frita, filé à parmegiana, entre outros).



0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!