INVESTIMENTOS, CONTRATAÇÕES NA SAÚDE E INDICAÇÕES, CONFIRA NOSSAS AÇÕES NA 13ª SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Na 13ª sessão relatamos uma importante visita recebida na semana anterior, um casal com mais de 65 anos de idade, moradores do bairro Parque Hortência, eles acompanham os trabalhos da Câmara através da rádio e estiveram na sede visitando as instalações, sabendo mais como funcionam os trabalhos, podendo ter um conhecimento e uma visão maior e detalhada sobre as atividades desempenhadas pelos vereadores.

Sabemos que ainda há uma interpretação distorcida quanto às atividades do Legislativo e Executivo, confundindo assim as funções. Os vereadores não têm o poder de executar as obras, os pedidos, etc. Os vereadores indicam e cobram, mas cabe ao Executivo sancionar e executar as petições dos legisladores”, por isso temos tal necessidade de que a população acompanhe o trabalho dos vereadores e conheça sua função.


Também deixei as minhas considerações a todas as mães pela passagem do seu dia e parabenizei aos enfermeiros pelo dia do enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio.
Investimentos em Saúde e contratações
Sobre as novas contratações do Executivo, frisamos a contratação de novos enfermeiros, através das vagas abertas pelo projeto de lei 019/2014, aprovado na última semana. Essas novas contratações devem suprir a demanda gerada pelas novas obras de infra-estrutura no setor de saúde do município, como a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ampliação do departamento odontológico no Posto Central, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Jardim Guaíra, Jardim Zeballos, Bela Vista, além da ampliação das UBS de Dr. Oliveira Castro  e da Vila Eletrosul.
Está em processo de licitação a UPA e as obras devem começar em breve. O terreno já tem sido preparado para o início dos trabalhos. Almir lembra que a UPA é resultado de investimentos de aproximadamente 2 milhões de reais, repassados pelo Governo Federal. Ele ainda lembra a construção da sede do SAMU, com investimentos do governo federal e estadual.
Destacamos ainda a necessidade de médicos especialistas para trabalharem nesses novos prédios públicos. Ele reafirma o problema que os médicos, mesmo com salário em torno de 12 mil reais, não se fixam no setor público de saúde, o que dificulta as contratações do Município.
Dia do evangélico
Sobre a emenda ao projeto 015/2014, referente ao dia do evangélico, a função dela é apenas especificar qual lei será revogada (Lei nº1264/ 2004). A lei em votação na Câmara visa mudar o dia do evangélico de 14 de outubro para o dia 31 de outubro, bem como tornar esse dia um feriado municipal. Lembramos que o projeto deverá passar por uma segunda votação, na 14ª sessão ordinária, dia 19, e que passará também pela sanção ou veto do Executivo antes de se tornar uma lei.
Festa das Nações
Outro tema abordado, foi sobre a Festa das Nações, percebemos que ela perdendo sua identidade, no aspecto cultural, folclórica, gastronômica. Para ele, a festa se tornou uma festa de shows ao invés de uma festa de integre culturas.
Vacinação
A título de informação, relatamos a prorrogação, por tempo indeterminado, da campanha de vacinação contra a gripe. Embora Guaíra já tenha atingido a meta proposta pelo Ministério da Saúde (em torno de 80% dos grupos de risco), a campanha também foi estendida para uma maior abrangência.
Subprefeitura de Dr. Oliveira Castro
Tivemos também a posse de Ricardo Boaro, como coordenador da subprefeitura de Dr. Oliveira Castro. “A prefeitura ainda descentralizou alguns maquinários para atender aquela localidade e região”.
Portal da Transparência
Em mais uma ação de publicidade da Câmara, informamos que estão disponíveis na porta do plenário e na esquina da Câmara o Portal Físico de Transparência, com as contas referentes ao mês de abril. Também é possível conferir as contas da Câmara através do site www.camaraguaira.pr.gov.br.
Indicações
Também falamos sobre duas indicações. A indicação de número 063/2014 solicita a análise e planejamento para colocação de redutores de velocidade na rua Francisco Murtinho, cruzamento com Avenida Otávio Tosta, e também em direção ao cruzamento com a avenida Thomaz Luiz Zeballos, região central de nossa cidade, atendendo solicitação de diversos moradores, trabalhadores e proprietários de estabelecimentos comerciais. A indicação é fruto de solicitação de populares e abaixo-assinado encaminhado até nós.
A indicação 064/2014 solicita ao setor competente que seja efetuada a manutenção com instalação de postes e revisão e adequações na iluminação pública na rua Luciano Soares nas proximidades do n. 336, Bairro Vila Velha (rua do cinema). Após visita ao local, justificamos a indicação por se tratar de um local turístico, com movimento intenso de pessoas, além da segurança dos moradores que utilizam aquela via diariamente.