PROJETOS HABITACIONAIS E DE ABERTURA DE CRÉDITOS APROVADOS, CONFIRA NOSSA PARTICIPAÇÃO NA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA PR.

Durante a 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaíra comentamos sobre a questão da saúde pública, esse é sempre um tema polêmico e que necessita de análises profundas, além de muitos recursos e estrutura, já que estamos lidando com vidas que podem ser perdidas. A saúde é um problema não apenas a esfera municipal, mas também na esfera estadual e federal, mas que apesar de o SUS não suprir totalmente a demanda por saúde pública por falta de recursos, ele garante um acesso a todos os cidadãos, em diferentes partes do país.
Temos presenciado algumas ações do governo municipal para ampliar o acesso à saúde, como a contratação de mais 8 médicos, através do programa Mais Médicos do Governo Federal, além das ampliações e construções de novas unidades básicas de saúde. Ainda a realização de concursos públicos para médicos e enfermeiros por parte do Município e ressaltou que, infelizmente, alguns dos médicos aprovados não têm interesse em assumir os cargos e trabalhar na saúde pública.
Sanepar
Sobre as críticas dos demais vereadores a um dos hospitais conveniados ao SUS em Guaíra, sugeri que a Comissão de Educação, Saúde e Assistência planeje uma reunião com o secretário municipal de Saúde e a direção do hospital para esclarecer as questões pontuadas pelos vereadores.
Informamos que está agendada uma reunião entre os vereadores e a diretoria regional da Sanepar no dia 05 de junho, para esclarecer questões relacionadas ao tratamento do esgoto, principalmente na Vila Alta.
Telefonia móvel
Durante a sessão, foi lido um ofício encaminhado pelo deputado estadual Professor Lemos. Guaíra está contemplada dentro de um acordo feito com as operadoras de telefonia móvel e que até o final de 2014 a área rural do município deve estar coberta pelo sinal de telefonia. Antes o prazo era de que isso acontecesse até 2017. Essa melhoria é uma demanda antiga da área rural e disse esperar que agora ela seja finalmente contemplada.
Entrega de EPI´s
Dentre os relatos de ações da última semana, informamos que estivemos representando o Legislativo Municipal na entrega parcial de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) aos servidores municipais. Ele aproveitou para relatar que vem pedindo o retorno da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), extinta desde 2007 em Guaíra e importante instrumento de regulamentação e fiscalização da segurança dos trabalhadores. Justificamos que não podemos repassar o convite aos demais vereadores, porque só foi avisado sobre o evento na noite anterior.
Exército
Outro evento no qual representamos a Câmara foi a comemoração do Dia da Infantaria e formatura dos novos soldados. Ele agradeceu convite do comandante do Exército Major Rodrigo Campos Torrezam.
Escola Duque de Caxias e rua de mão única
Também estive visitando a Escola Municipal Duque de Caxias e relatou que a rua Desembargador Antonio F da Costa (que passa em frente à escola) até a Shingiro Matsuyama agora é mão única, podendo somente descer, para dar uma melhor segurança às crianças e professores que utilizam esse trajeto.
Projetos aprovados
Sobre os projetos aprovados, destacamos o projeto que dispõe sobre a coleta, transporte, tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos e institui o plano municipal de resíduos sólidos no município de Guaíra. Outro projeto aprovado foi o da criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, cujos recursos serão destinados exclusivamente para o saneamento.
Dois projetos na área de habitação também foram aprovados. O primeiro prevê a doação de 60 terrenos por parte do município para a construção de casas populares em parceria com a Cohapar. O segundo projeto prevê a isenção de tributos municipais para a construção dessas residências de interesse social.
O projeto de suplementação financeira também foi destacado. De número 020/2014, o projeto cria dotação orçamentária, através de convênios com o Governo Federal, no valor de R$2.571.301,26. Esses recursos serão utilizados na aquisição de máquinas e equipamentos na área da agricultura, e de equipamentos e instrumentos para a criação da fanfarra e banda municipal, além de materiais para a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), construção de uma cisterna na Escola Municipal Amália Flores, construção da Escola do Campo na comunidade rural de Bela Vista e o recapeamento da malha viária do município.
Ginásio de esportes da Eletrosul
Sobre as melhorias no ginásio de esportes da Vila Eletrosul, existe um projeto do Executivo para transformar o ginásio atual em uma incubadora industrial para a geração de emprego e renda na comunidade. Em substituição ao antigo ginásio, já está sendo construída na escola ao lado uma quadra coberta, com mais estrutura e segurança.