VISITA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE GUAÍRA - ACG

Estivemos em visita à Associação dos Catadores de Guaíra (ACG) na manhã dessa quarta-feira (28 de maio). Na oportunidade, conversamos com os trabalhadores e verificamos suas necessidades para o andamento das atividades concernentes à associação.
Lino, presidente da ACG, conduziu a visita, mostrando-nos os fardos compensados de papelão, explicando o funcionamento das máquinas e expondo algumas de suas reivindicações. Dentre as demandas da Associação, está um carro elevador para empilhar e carregar os fardos compensados (em torno de 200 quilos cada) produzidos pelas máquinas, e o capital de giro para  possibilitar que a Associação compre à vista os materiais dos catadores.
Colocamo-nos à disposição para reivindicar melhorias para a continuidade dos trabalhos da Associação.
O barracão onde hoje funciona a ACG foi cedido pelo Município para o armazenamento das materiais recicláveis, proporcionando um local adequado do ponto de vista da saúde, inclusive, uma vez que esses materiais eram anteriormente depositados na casa dos catadores. As prensas e balança utilizadas no local estavam sem uso no bairro São Domingos e foram reformadas pela atual gestão municipal.