VISITA A ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS

Estivemos em visita na manhã de 22 de maio com professores e funcionários da Escola Municipal Duque de Caxias. O objetivo da reunião foi dialogar com professores e demais colaboradores sobre algumas ações, dentre elas um abaixo-assinado que nos fora repassado, idealizado pelos funcionários da escola, pais de alunos e moradores da comunidade local. O abaixo-assinado solicita que a rua Desembargador Antonio F da Costa, na qual está situada a escola, seja modificada em mão única, com a justificativa de que, nos períodos letivos, o local fica intransitável, deixando por muitas vezes as crianças em situação de perigo pelo grande movimento de carros.
Outra solicitação feita pelos professores, e que também consta no abaixo-assinado, requer que seja construído calçadas ao redor da instituição educacional, justificando uma vez mais que a falta do mesmo tem colocado os alunos em situação de perigo ao circularem no entorno.
Colocamo-nos a disposição para auxiliar a entidade no que for necessário, observando ainda que uma das reivindicações dos professores foi prontamente atendida pelo Poder Executivo municipal e as placas de sinalização, para tornar via de mão única, já foram implantadas.
Informamos nossas atuações junto ao Executivo no sentido de realizar as obras de calçamento ao redor da escola. Ele também informou que vem cobrando, desde 2011, do Núcleo Regional de Toledo a implantação de calçadas no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, que faz delimitação com a Escola Municipal Duque de Caxias. As calçadas complementariam a segurança dos estudantes das duas escolas, além da comunidade que mora nos arredores ou utiliza esse trajeto diariamente.
Outro diálogo importante, solicitado pelos professores, foi o nosso acompanhamento sobre o Plano de Cargo, Carreiras e Salários. Almir informou que estará acompanhando esse trabalho e que o Executivo já tem um estudo no sentido de atender, primeiramente, aos servidores da Educação, com a formulação de um plano adequado às suas necessidades.
Questionado sobre a coleta seletiva, informamos que o Município está discutindo um projeto de implantação de lixeiras e containers, a fim de efetuar a coleta seletiva dos resíduos sólidos. Esse projeto beneficiará não apenas a comunidade escolar, mas toda população de Guaíra, especialmente no quesito dengue, que tem gerado preocupação.
Aproveitando a oportunidade, entregamos aos funcionários da escola um Boletim Informativo da Câmara Municipal, meio de informação criado esse ano, sob a presidência do próprio vereador, cujo objetivo é informar os munícipes sobre as Ações da Câmara de forma prática, simples e eficaz. O Boletim está dentro de um processo de ampliação do acesso à informação para a população.
O responsável técnico pela obra e a professora Fátima Faccin nos acompanharam na visita às obras de ampliação da escola Duque de Caxias. São mais seis salas amplas, entre elas uma biblioteca e uma sala de vídeo. A obra, realizada com recursos próprios do Município, conta com um investimento de R$ 613.990,94. Esse projeto prevê a reforma de 864,11 m² e a edificação de outros 779,87 m². A data de entrega prevista é para a segunda quinzena de julho.