PROJETOS HABITACIONAIS E DE ABERTURA DE CRÉDITOS APROVADOS, CONFIRA NOSSA PARTICIPAÇÃO NA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA PR.

Durante a 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaíra comentamos sobre a questão da saúde pública, esse é sempre um tema polêmico e que necessita de análises profundas, além de muitos recursos e estrutura, já que estamos lidando com vidas que podem ser perdidas. A saúde é um problema não apenas a esfera municipal, mas também na esfera estadual e federal, mas que apesar de o SUS não suprir totalmente a demanda por saúde pública por falta de recursos, ele garante um acesso a todos os cidadãos, em diferentes partes do país.
Temos presenciado algumas ações do governo municipal para ampliar o acesso à saúde, como a contratação de mais 8 médicos, através do programa Mais Médicos do Governo Federal, além das ampliações e construções de novas unidades básicas de saúde. Ainda a realização de concursos públicos para médicos e enfermeiros por parte do Município e ressaltou que, infelizmente, alguns dos médicos aprovados não têm interesse em assumir os cargos e trabalhar na saúde pública.
Sanepar
Sobre as críticas dos demais vereadores a um dos hospitais conveniados ao SUS em Guaíra, sugeri que a Comissão de Educação, Saúde e Assistência planeje uma reunião com o secretário municipal de Saúde e a direção do hospital para esclarecer as questões pontuadas pelos vereadores.
Informamos que está agendada uma reunião entre os vereadores e a diretoria regional da Sanepar no dia 05 de junho, para esclarecer questões relacionadas ao tratamento do esgoto, principalmente na Vila Alta.
Telefonia móvel
Durante a sessão, foi lido um ofício encaminhado pelo deputado estadual Professor Lemos. Guaíra está contemplada dentro de um acordo feito com as operadoras de telefonia móvel e que até o final de 2014 a área rural do município deve estar coberta pelo sinal de telefonia. Antes o prazo era de que isso acontecesse até 2017. Essa melhoria é uma demanda antiga da área rural e disse esperar que agora ela seja finalmente contemplada.
Entrega de EPI´s
Dentre os relatos de ações da última semana, informamos que estivemos representando o Legislativo Municipal na entrega parcial de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) aos servidores municipais. Ele aproveitou para relatar que vem pedindo o retorno da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), extinta desde 2007 em Guaíra e importante instrumento de regulamentação e fiscalização da segurança dos trabalhadores. Justificamos que não podemos repassar o convite aos demais vereadores, porque só foi avisado sobre o evento na noite anterior.
Exército
Outro evento no qual representamos a Câmara foi a comemoração do Dia da Infantaria e formatura dos novos soldados. Ele agradeceu convite do comandante do Exército Major Rodrigo Campos Torrezam.
Escola Duque de Caxias e rua de mão única
Também estive visitando a Escola Municipal Duque de Caxias e relatou que a rua Desembargador Antonio F da Costa (que passa em frente à escola) até a Shingiro Matsuyama agora é mão única, podendo somente descer, para dar uma melhor segurança às crianças e professores que utilizam esse trajeto.
Projetos aprovados
Sobre os projetos aprovados, destacamos o projeto que dispõe sobre a coleta, transporte, tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos e institui o plano municipal de resíduos sólidos no município de Guaíra. Outro projeto aprovado foi o da criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, cujos recursos serão destinados exclusivamente para o saneamento.
Dois projetos na área de habitação também foram aprovados. O primeiro prevê a doação de 60 terrenos por parte do município para a construção de casas populares em parceria com a Cohapar. O segundo projeto prevê a isenção de tributos municipais para a construção dessas residências de interesse social.
O projeto de suplementação financeira também foi destacado. De número 020/2014, o projeto cria dotação orçamentária, através de convênios com o Governo Federal, no valor de R$2.571.301,26. Esses recursos serão utilizados na aquisição de máquinas e equipamentos na área da agricultura, e de equipamentos e instrumentos para a criação da fanfarra e banda municipal, além de materiais para a instalação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), construção de uma cisterna na Escola Municipal Amália Flores, construção da Escola do Campo na comunidade rural de Bela Vista e o recapeamento da malha viária do município.
Ginásio de esportes da Eletrosul
Sobre as melhorias no ginásio de esportes da Vila Eletrosul, existe um projeto do Executivo para transformar o ginásio atual em uma incubadora industrial para a geração de emprego e renda na comunidade. Em substituição ao antigo ginásio, já está sendo construída na escola ao lado uma quadra coberta, com mais estrutura e segurança.

VISITA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE GUAÍRA - ACG

Estivemos em visita à Associação dos Catadores de Guaíra (ACG) na manhã dessa quarta-feira (28 de maio). Na oportunidade, conversamos com os trabalhadores e verificamos suas necessidades para o andamento das atividades concernentes à associação.
Lino, presidente da ACG, conduziu a visita, mostrando-nos os fardos compensados de papelão, explicando o funcionamento das máquinas e expondo algumas de suas reivindicações. Dentre as demandas da Associação, está um carro elevador para empilhar e carregar os fardos compensados (em torno de 200 quilos cada) produzidos pelas máquinas, e o capital de giro para  possibilitar que a Associação compre à vista os materiais dos catadores.
Colocamo-nos à disposição para reivindicar melhorias para a continuidade dos trabalhos da Associação.
O barracão onde hoje funciona a ACG foi cedido pelo Município para o armazenamento das materiais recicláveis, proporcionando um local adequado do ponto de vista da saúde, inclusive, uma vez que esses materiais eram anteriormente depositados na casa dos catadores. As prensas e balança utilizadas no local estavam sem uso no bairro São Domingos e foram reformadas pela atual gestão municipal.

PRESENTE NA COMEMORAÇÃO DO DIA DA INFANTARIA E ENTREGA DA BOINA AOS SOLDADOS EM SOLENIDADE DO EXERCITO EM GUAÍRA PR

Delegado Fluvial de Guaíra o Capitão Corveta Clayton França de
Menezes, ao meio eu e a direita o comandante da 15ª Companhia
de Infantaria Motorizada Major Rodrigo Campos Torrezam
Na noite de quinta-feira (22), o Exército realizou a formatura em comemoração ao Dia da Infantaria e a entrega da boina aos soldados recém-incorporados, além da entrega de diplomas de Amigo do Exército e medalhas aos militares destaques. O Pelotão Aroeira, formado por militares do quadro da reserva do Exército, também prestigiou o evento em posição de destaque.
participamos do evento, representando a Câmara Municipal e compomos a frente de honra das atividades, juntamente com o comandante da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada Major Rodrigo Campos Torrezam e do delegado Fluvial de Guaíra o Capitão de Corveta Clayton França de Menezes.
A solenidade contou com a diplomação de colaboradores do Exército, dentre os homenageados com o título de Amigo do Exército estão o delegado fluvial capitão de corveta Clayton França de Menezes, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente João Paulo Machado, o diretor municipal de Limpeza Pública Lindomar Moraes da Silva e o jornalista e diretor do Portal Guaíra Adriel Marcelo.
O comandante da 15ª Companhia Major Torrezam destacou que essa foi a primeira turma de soldados que recebeu a boina preta, representando que a Companhia passou a ter unidades blindadas ou mecanizadas. Ele agradeceu a dedicação dos novos soldados, que demonstraram grande amadurecimento durante o período preparatório, além de agradecer aos familiares pela formação de cada um dos soldados, hoje incorporados ao efetivo variável.
Eu que também servi o Exército na unidade de Guaíra, vejo a experiência do serviço militar como um processo muito importante na vida dos jovens de Guaíra e região.
Os novos soldados, familiares e autoridades participaram de um coquetel que marcou o encerramento da solenidade.

VISITA A ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS

Estivemos em visita na manhã de 22 de maio com professores e funcionários da Escola Municipal Duque de Caxias. O objetivo da reunião foi dialogar com professores e demais colaboradores sobre algumas ações, dentre elas um abaixo-assinado que nos fora repassado, idealizado pelos funcionários da escola, pais de alunos e moradores da comunidade local. O abaixo-assinado solicita que a rua Desembargador Antonio F da Costa, na qual está situada a escola, seja modificada em mão única, com a justificativa de que, nos períodos letivos, o local fica intransitável, deixando por muitas vezes as crianças em situação de perigo pelo grande movimento de carros.
Outra solicitação feita pelos professores, e que também consta no abaixo-assinado, requer que seja construído calçadas ao redor da instituição educacional, justificando uma vez mais que a falta do mesmo tem colocado os alunos em situação de perigo ao circularem no entorno.
Colocamo-nos a disposição para auxiliar a entidade no que for necessário, observando ainda que uma das reivindicações dos professores foi prontamente atendida pelo Poder Executivo municipal e as placas de sinalização, para tornar via de mão única, já foram implantadas.
Informamos nossas atuações junto ao Executivo no sentido de realizar as obras de calçamento ao redor da escola. Ele também informou que vem cobrando, desde 2011, do Núcleo Regional de Toledo a implantação de calçadas no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, que faz delimitação com a Escola Municipal Duque de Caxias. As calçadas complementariam a segurança dos estudantes das duas escolas, além da comunidade que mora nos arredores ou utiliza esse trajeto diariamente.
Outro diálogo importante, solicitado pelos professores, foi o nosso acompanhamento sobre o Plano de Cargo, Carreiras e Salários. Almir informou que estará acompanhando esse trabalho e que o Executivo já tem um estudo no sentido de atender, primeiramente, aos servidores da Educação, com a formulação de um plano adequado às suas necessidades.
Questionado sobre a coleta seletiva, informamos que o Município está discutindo um projeto de implantação de lixeiras e containers, a fim de efetuar a coleta seletiva dos resíduos sólidos. Esse projeto beneficiará não apenas a comunidade escolar, mas toda população de Guaíra, especialmente no quesito dengue, que tem gerado preocupação.
Aproveitando a oportunidade, entregamos aos funcionários da escola um Boletim Informativo da Câmara Municipal, meio de informação criado esse ano, sob a presidência do próprio vereador, cujo objetivo é informar os munícipes sobre as Ações da Câmara de forma prática, simples e eficaz. O Boletim está dentro de um processo de ampliação do acesso à informação para a população.
O responsável técnico pela obra e a professora Fátima Faccin nos acompanharam na visita às obras de ampliação da escola Duque de Caxias. São mais seis salas amplas, entre elas uma biblioteca e uma sala de vídeo. A obra, realizada com recursos próprios do Município, conta com um investimento de R$ 613.990,94. Esse projeto prevê a reforma de 864,11 m² e a edificação de outros 779,87 m². A data de entrega prevista é para a segunda quinzena de julho.


CONFIRA NOSSA ENTREVISTA NA RÁDIO GUAÍRA RELATANDO AS AÇÕES DA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA

Estivemos participando nessa manhã de terça-feira (27) do programa Bom dia, Guaíra, de Jose Luis Lemos
Na oportunidade, relatamos as discussões da 15ª sessão ordinária, com a aprovação de 5 projetos, indicações, além do encaminhamento de um novo projeto do Executivo, que visa ampliar as vagas da Secretaria de Educação.

Dentre as ações que destacamos estiveram as aprovações de dois projetos relativos à habitação, através da doação de terrenos para construção de habitações de interesse social, além da isenção de impostos às famílias beneficiadas pelo programa, bem como o estabelecimento de convênios com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) ou empresas conveniadas a ela.

PARTICIPAÇÃO NA ASSEMBLÉIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

Estivemos na manhã desta segunda-feira (26) participando da Assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na pauta da assembleia estiveram o Cadastro Ambiental Rural, cadastro no INSS, Pronaf, Irrigação, Habitação, Cisternas, dentre outros. O objetivo foi traçar o plano de trabalho do Sindicato para esse ano e organizar reuniões mais específicas sobre cada um dos temas.

PROJETOS HABITACIONAIS, REMODELAÇÃO DE TRÂNSITO E CONVÊNIOS COM GOVERNO FEDERAL, CONFIRA NOSSAS AÇÕES NA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL

Relatamos algumas ações nessa última sessão, além de levantar importantes temas como o abuso sexual infanto-juvenil, o encaminhamento de projetos de lei do Executivo, indicações e recursos do Governo Federal, dentre outros.


Função do vereador
Sobre o funcionamento das indicações e as funções dos vereadores, ressaltamos que algumas ações dos vereadores, especialmente pela burocracia do setor público, podem demorar. As indicações dos vereadores são analisadas pelo Poder Executivo municipal, que define sua realização a curto, médio ou longo prazo ou mesmo se não é possível realizar as sugestões dos vereadores, ou em função do orçamento municipal ou porque não é responsabilidade da esfera municipal.
Por exemplo uma indicação do vereador Simião, recentemente atendida, que foi a manutenção do terminal rodoviário, mas nem todas as indicações de sua autoria foram atendidas até o momento. É preciso considerar que o Executivo deve atender 13 secretárias municipais, com suas demandas específicas, e que todas as ações do Executivo devem estar previstas nas leis orçamentárias (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual), por isso muitas vezes as  indicações demoram  ou não podem ser atendidas.
LDO, LOA e execução de serviços
Lembramos que a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 deve ser votada até a última sessão ordinária do primeiro semestre, em 30 de junho. Peço a participação da população na discussão dessa importante lei, que determinará os investimentos do próximo ano, uma vez que os vereadores podem propor emendas e necessitam da colaboração da comunidade para solicitar demandas mais específicas. Informamos ainda que a LOA 2015 será analisada pelos vereadores no segundo semestre e frisa a importância da participação da comunidade no acompanhamento dessas ações.
“Infelizmente, é muito complexo propor emendas a essas leis e optamos por propor indicações, até para poder contemplar mais as demandas da comunidade e para que o Executivo analise a possibilidade de realizar as sugestões, conforme o plano de governo apresentado nas eleições e do planejamento do Executivo”.
Audiência de prestação de contas
Aproveitando o tema, convido a comunidade a acompanhar a audiência pública de prestação de contas das ações do Executivo e da secretaria de Saúde. A audiência está marcada para o dia 27 de maio, com início às 19h30.
“É a partir dessa prestação de contas que poderemos fazer uma análise do que foi feito ou não pelo Poder Executivo”.
Abuso sexual infanto-juvenil
Lembramos sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Contra O Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo lema foi “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”. Informamos os números de abusos contra crianças e adolescentes em Guaíra, número consideravelmente alto se considerarmos a população de Guaíra. Em 2013, foram 26 casos e em 2014, até o momento, foram 12 casos de abuso.
Convênios com Governo Federal
Falamos também sobre as críticas do vereador Osvaldino de que o Governo Federal não estaria repassando recursos ao Governo do Estado. Informo que, apenas em Guaíra, para 2014, o Governo Federal repassou 15 milhões de reais que estão sendo licitados em obras como a UPA.Outras obras cujos recursos partiram do Governo Federal, como os 2.1 milhoes assinados recentemente para obras de saneamento na área rural, com construção de 7 redes d´água. Os recursos para construção da escola da Bela Vista, porque o Estado utiliza o prédio do município para sua escola estadual, obrigando a escola municipal a dividir o espaço. Com a liberação de recursos para a escola municipal rural da Bela Vista, o Governo Federal soluciona um problema que deveria ser de responsabilidade do Governo do Estado.
Os repasses financeiros do Governo Federal não estavam sendo efetuados ao Governo do Paraná porque este não destinou os 12% de orçamento obrigatórios para a Saúde, deixando de investir 413 milhões no setor e impedindo convênios. Depois de um pacto entre os dois governos, os convênios foram restabelecidos.
Dia do Evangélico
Em relação ao dia do evangélico, presto o meu total apoio para que a comunidade evangélica tenha um dia específico para realizar suas atividades religiosas, com a organização de congressos e eventos diversos.
Projetos apresentados
Dentre os projetos votados durante a sessão, ressaltamos a criação do Fundo Municipal de Saneamento, através do projeto de lei 016/2014, que também prevê a criação de dotação orçamentária proveniente de acordo com a Sanepar, no valor de R$136.800, 00.
Sobre os novos projetos apresentados, temos dois projetos relacionados à área habitacional (projetos de lei 021/2014 e 022/2014). O primeiro prevê a doação de 60 terrenos para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para construção de casas populares. O segundo regulamenta o estabelecimento de convênios com a Cohapar e isenção de impostos na construção de unidades habitacionais de interesse social.
Indicações
Ressaltando que as obras de remodelação de trânsito ainda não foram concluídas, ainda faltando instalação ou retirada de placas, etc, tem uma indicação minha de número 069/2014, que solicita análise e planejamento para substituição dos semáforos veiculares já existentes nas avenidas Mate Laranjeira e Coronel Otávio Tosta, por semáforos modelo sequencial.
 Também é solicitada a destinação dos semáforos substituídos em outras avenidas/ruas que necessitem dos mesmos, e a adequação das esquinas em que se encontram os referidos semáforos, com a implantação do semáforo para pedestres, faixas e rebaixamento do canteiro central para a passagem de cadeirantes.
As adequações sugeridas visam modernizar e tornar o trânsito nas principais avenidas mais seguro, para automóveis, pedestres, especialmente os portadores de necessidades especiais. O semáforo sequencial indica o tempo para a troca das luzes vermelha/verde, evitando freadas bruscas e também informando aos pedestres o tempo restante para atravessar as vias. A instalação de semáforos para pedestres e o rebaixamento dos canteiros para travessia de cadeirantes também visa atender ao Código Brasileiro de Trânsito, além de garantir mais mobilidade e segurança aos usuários. Segue imagens abaixo sobre essa indicação.

MELHORIAS PARA A COMUNIDADE RURAL DE BELA VISTA


Estivemos reunidos com o presidente da comunidade rural de Bela Vista Luiz Junior Moreira Marques e Donizete Alves em encaminhamentos, informações para comunidade. 







Relato conforme foto em anexo: Indicação solicitando a instalação de Tele Centro Comunitário, dialogamos sobre as ações em execução no caso o Mini Posto de Saúde, com investimento de R$ 433 mil, informamos a futura obra já liberada da Escola do Campo, a obra custará R$ 930 mil e avaliamos o serviço de transporte dos alunos através do veiculo adquirido e entregue em 2013 entre outras informações e reivindicações apresentadas.

COMUNIDADE DE BELA VISTA RECEBERÁ ESCOLA DO CAMPO


Estivemos reunidos na manhã de terça-feira (13) com o presidente da comunidade de Bela Vista Luiz Júnior e José Donizete, liderança daquela localidade.

Durante o encontro, o terceiro nos últimos meses, recebemos algumas reivindicações da comunidade, que incluem: iluminação pública, pavimentação e lama asfáltica, revitalização da praça, casas populares, redutores de velocidade, construção de campo de futebol suíço com iluminação, etc.

Informei que já tinha conhecimento da maioria das solicitações, pois muitas são reivindicações ainda da administração passada, estamos trabalhando continuamente nas necessidades da comunidade de Bela Vista. Alguns dos recursos destinados à Bela Vista, bem como as indicações mais recentes referentes à comunidade.

Já enviei duas indicações esse ano solicitando melhorias à Bela Vista. A indicação 030/2014 solicitou a análise de instalação, retirada ou remodelação das lombadas, bem como instalação de travessias elevadas nas escolas e repartições publicas de saúde na comunidade de Bela Vista (também em Dr. Oliveira Castro e Maracaju dos Gaúchos).

Através da indicação número 047/2014, solicitei a destinação de um telecentro do programa “Espaço Cidadão” ou outro programa específico para a comunidade, além do acesso ao meio digital e também a realização de cursos no setor.Informamos que em 60 dias o Executivo deve implantar o telecentro solicitado.

Mas a melhor notícia é a liberação de recursos para a construção da Escola do Campo na Bela Vista. A obra custará 930 mil reais e já foi liberada a primeira parcela da construção, no valor de R$186.827,90. Essa obra é proveniente de recursos federais, liberados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), através da articulação e trabalho intenso do prefeito municipal Fabian Persi Vendruscolo e com apoio do deputado federal Zeca Dirceu e da senadora Gleisi Hoffmann.



A construção dessa nova escola rural municipal será um grande avanço e deve solucionar um problema antigo da comunidade e constante demanda, já que no mesmo prédio funcionam a Escola Municipal Rural Mario Calmon Eppinghaus e a Escola Estadual Maria Bolwerk. A construção dessa escola municipal rural resolverá o problema da falta de estrutura que enfrentam ambas as escolas, garantindo melhores condições aos alunos, professores e funcionários das duas instituições, que passarão a ter prédios distintos, como já deveria acontecer. A demanda pela separação das duas escolas, municipal e estadual, tem sido cobrança constante do Município ao governo do Estado, mas foi somente através de parcerias com o governo federal que foi possível uma solução efetiva.

Outros investimentos

A comunidade de Bela Vista também já recebeu outros importantes investimentos. Na área de educação, foi entregue em setembro do ano passado um veículo Kombi para transporte escolar, no valor de R$49.005, adquirido com recursos próprios.

O novo veículo está sendo utilizado para o transporte escolar das crianças do interior para a escola da Bela Vista. Ao todo são feitos 150 quilômetros por dia de deslocamento com esses alunos, segundo José Donizete Alves, que também é assessor do departamento de transporte escolar. A Kombi representou uma significativa melhoria no conforto desses alunos e também dos profissionais responsáveis pelo transporte diário.

Na área da Saúde, Bela Vista foi contemplada com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A obra, com 309,40 m², já teve início e está orçada em R$ 433.415,47. Os recursos para essa construção são provenientes do governo federal. O governo federal está investindo 408 mil reais e o município outros R$ 25.415,47.

Todos esses investimentos como a Escola rural, a UBS e o veículo para transporte escolar são resultado da ação coletiva dos vereadores e do prefeito.

CONFIRA NOSSA ENTREVISTA NESTA MANHÃ PELA RÁDIO GUAÍRA ONDE ESTIVEMOS RELATANDO OS TRABALHOS DA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA

Estivemos nessa manhã na Rádio Guaíra, participando do programa Bom dia, Guaíra, com José Luis Lemos, com objetivo de aproximar o poder Legislativo da comunidade e informar sobre as ações dos legisladores.

Em nossa participação no programa informamos as principais discussões da sessão ocorrida na noite anterior, como os novos projetos encaminhados pelo Executivo, bem como os projetos votados e aprovados.

Dentre os projetos que destacamos, está o projeto de lei 023/2014 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Guaíra, sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Tombado, sobre a contratação artística por chamamento público. Ressaltamos ainda, dois projetos na área habitacional que prevêem a doação de terrenos do município para construção de 60 casas populares, bem como convên

ios com a Cohapar e isenção de impostos.

Outro tema abordado, fora sobre a aprovação do projeto que institui o dia do evangélico como feriado municipal, no dia 31 de outubro. Sabemos que essa era uma antiga reivindicação da comunidade evangélica, que sempre almejou um dia para realização de atividades diferenciadas com os fiéis.


Aproveitamos a oportunidade para ressaltar a importância de que a população se informe sobre o funcionamento dos poderes constituídos, especialmente o Legislativo e Executivo. “Muitas pessoas às vezes não sabem o que são as leis orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual ou Plano Plurianual, que são leis que determinam onde e como o Executivo deve investir anualmente (LDO e LOA) ou pelo período de quatro anos (PPA).

Qualquer obra ou serviço que o Executivo realize deve estar previsto nessas três leis e cabe ao Legislativo discuti-las, propor emendas e aprová-las, dando ampla publicidade através da imprensa e audiências públicas”.

INVESTIMENTOS, CONTRATAÇÕES NA SAÚDE E INDICAÇÕES, CONFIRA NOSSAS AÇÕES NA 13ª SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Na 13ª sessão relatamos uma importante visita recebida na semana anterior, um casal com mais de 65 anos de idade, moradores do bairro Parque Hortência, eles acompanham os trabalhos da Câmara através da rádio e estiveram na sede visitando as instalações, sabendo mais como funcionam os trabalhos, podendo ter um conhecimento e uma visão maior e detalhada sobre as atividades desempenhadas pelos vereadores.

Sabemos que ainda há uma interpretação distorcida quanto às atividades do Legislativo e Executivo, confundindo assim as funções. Os vereadores não têm o poder de executar as obras, os pedidos, etc. Os vereadores indicam e cobram, mas cabe ao Executivo sancionar e executar as petições dos legisladores”, por isso temos tal necessidade de que a população acompanhe o trabalho dos vereadores e conheça sua função.


Também deixei as minhas considerações a todas as mães pela passagem do seu dia e parabenizei aos enfermeiros pelo dia do enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio.
Investimentos em Saúde e contratações
Sobre as novas contratações do Executivo, frisamos a contratação de novos enfermeiros, através das vagas abertas pelo projeto de lei 019/2014, aprovado na última semana. Essas novas contratações devem suprir a demanda gerada pelas novas obras de infra-estrutura no setor de saúde do município, como a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ampliação do departamento odontológico no Posto Central, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Jardim Guaíra, Jardim Zeballos, Bela Vista, além da ampliação das UBS de Dr. Oliveira Castro  e da Vila Eletrosul.
Está em processo de licitação a UPA e as obras devem começar em breve. O terreno já tem sido preparado para o início dos trabalhos. Almir lembra que a UPA é resultado de investimentos de aproximadamente 2 milhões de reais, repassados pelo Governo Federal. Ele ainda lembra a construção da sede do SAMU, com investimentos do governo federal e estadual.
Destacamos ainda a necessidade de médicos especialistas para trabalharem nesses novos prédios públicos. Ele reafirma o problema que os médicos, mesmo com salário em torno de 12 mil reais, não se fixam no setor público de saúde, o que dificulta as contratações do Município.
Dia do evangélico
Sobre a emenda ao projeto 015/2014, referente ao dia do evangélico, a função dela é apenas especificar qual lei será revogada (Lei nº1264/ 2004). A lei em votação na Câmara visa mudar o dia do evangélico de 14 de outubro para o dia 31 de outubro, bem como tornar esse dia um feriado municipal. Lembramos que o projeto deverá passar por uma segunda votação, na 14ª sessão ordinária, dia 19, e que passará também pela sanção ou veto do Executivo antes de se tornar uma lei.
Festa das Nações
Outro tema abordado, foi sobre a Festa das Nações, percebemos que ela perdendo sua identidade, no aspecto cultural, folclórica, gastronômica. Para ele, a festa se tornou uma festa de shows ao invés de uma festa de integre culturas.
Vacinação
A título de informação, relatamos a prorrogação, por tempo indeterminado, da campanha de vacinação contra a gripe. Embora Guaíra já tenha atingido a meta proposta pelo Ministério da Saúde (em torno de 80% dos grupos de risco), a campanha também foi estendida para uma maior abrangência.
Subprefeitura de Dr. Oliveira Castro
Tivemos também a posse de Ricardo Boaro, como coordenador da subprefeitura de Dr. Oliveira Castro. “A prefeitura ainda descentralizou alguns maquinários para atender aquela localidade e região”.
Portal da Transparência
Em mais uma ação de publicidade da Câmara, informamos que estão disponíveis na porta do plenário e na esquina da Câmara o Portal Físico de Transparência, com as contas referentes ao mês de abril. Também é possível conferir as contas da Câmara através do site www.camaraguaira.pr.gov.br.
Indicações
Também falamos sobre duas indicações. A indicação de número 063/2014 solicita a análise e planejamento para colocação de redutores de velocidade na rua Francisco Murtinho, cruzamento com Avenida Otávio Tosta, e também em direção ao cruzamento com a avenida Thomaz Luiz Zeballos, região central de nossa cidade, atendendo solicitação de diversos moradores, trabalhadores e proprietários de estabelecimentos comerciais. A indicação é fruto de solicitação de populares e abaixo-assinado encaminhado até nós.
A indicação 064/2014 solicita ao setor competente que seja efetuada a manutenção com instalação de postes e revisão e adequações na iluminação pública na rua Luciano Soares nas proximidades do n. 336, Bairro Vila Velha (rua do cinema). Após visita ao local, justificamos a indicação por se tratar de um local turístico, com movimento intenso de pessoas, além da segurança dos moradores que utilizam aquela via diariamente.

AÇÕES DA 12 SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Agradeço  a presença de todos os pastores, através do pastor Robson, presidente do COPAMEG (Conselho de Pastores de Guaíra), que estiveram na 12ª sessão representando toda a comunidade evangélica. Aproveito para reforçar o pedido para que os pastores incentivem a participação de mais pessoas da comunidade nas sessões da Câmara, a fim de tomarem conhecimento dos projetos, indicações e demais trabalhos dos vereadores em prol do município.
Na sessão, informamos a realização na última semana, de uma reunião técnica com a presença dos representantes municipais e demais vereadores sobre a implantação de lixeiras e containers para distribuição em pontos estratégicos no centro e nos bairros, a fim de dar melhores condições aos trabalhadores e à população quanto à coleta seletiva dos resíduos. Além da instalação das lixeiras, os vereadores também foram informados sobre as medidas de educação preventiva em escolas, nos comércios, o planejamento de execução dos trabalhos e a ação conjunta com a guarda municipal a fim de proteger o patrimônio contra vândalos.
Sobre a questão da dengue, em conversa com o diretor da Vigilância Sanitária, constatamos que foram tirados da garagem da Vila São Domingos em torno de 9 caminhões com pneus, contendo aproximadamente 22 mil pneus de carros de passeio, 610 pneus de caminhão, 6 mil pneus de motos, 16 mil câmaras de ar, 50 pneus grandes de trator e 50 mil pneus de bicicletas, faltando de 1 a 2 caminhões para terminar a retirada dos pneus.
Informamos também que, através da portaria 137/2014 de 29 de abril, o prefeito constituiu uma comissão especial para valorar, depreciar, desafetar, excluir e entregar bens patrimoniais pertencentes ao município de Guaíra no prazo de 30 dias, para dar uma destinação para as sucatas que estão depositadas no São Domingos há mais de 30 anos. Após essas ações, o local será loteado para a implantação de um projeto habitacional. Outra informação é de que o Centro de Administrativo Municipal (CAM) será ampliado após a construção do novo Centro de Educação Infantil na Vila Alta. Como esse novo CMEI absorverá as crianças do atual CMEI Mario Ferraz (antigo Lar São Francisco), aquele local será utilizado para ampliação do CAM e uma parte dele será licitada e os recursos serão destinados a projetos habitacionais para população de baixa renda.
Também informamos sobre um dos projetos aprovados durante a sessão. O projeto 019/2014 onde aumenta as vagas de enfermeiras para mais 4 contratações. Outra informação importante é acerca do início das obras da Unidade de Pronto Atendimento na avenida Oswaldo Cruz, próximo ao Fundo de Vale.
Lembramos também de uma indicação minha de número 059/2014, sabemos sobre a importância de ampliação da iluminação pública da Vila São Francisco até a Santa Clara I e posteriormente até a Santa Clara II e Vila Internacional. Ele se comprometeu a acompanhar a execução dessa indicação por parte do Executivo.
Falamos também sobre o pagamento da primeira parcela, no valor de R$186.827,90, para o início do processo de licitação para a construção da Escola Municipal Rural de Bela Vista. Durante a solenidade de abertura da Festa das Nações, o deputado Zeca Dirceu entregou documento sobre o pagamento da primeira parcela, liberada através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.

Encontro para discutirmos questões ambientais sobre o projeto Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa 

Estivemos participando na manhã do dia 09 de maio (sexta-feira) de mais uma atividade referente ao projeto Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa.

O evento marca o décimo aniversário do programa Cultivando Água Boa (CAB), iniciativa pioneira que tornou a região referência internacional em termos de sustentabilidade, e que será celebrado em uma agenda intensa marcada por ações transformadoras, aventura, arte e comunicação.

No Centro de Multiuso, catadores, recicladores e alunos do Colégio Mendes Gonçalves puderam acompanhar discussões importantes sobre o meio ambiente, especialmente os ligados à questão da coleta e descarte de lixo.

A atividade contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Almir Bueno, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Machado, da assessora Maria José do Amaral, da coordenadora de Aquicultura e Fomento à Pesca, Daniele de Menezes, e da representante da Emater, Rita Ribeiro, entre outras lideranças municipais.

Ao longo deste mês, outras expedições serão promovidas com o foco em ações coletivas de cuidado com água, terra e biodiversidade. Os atores locais e seus méritos serão reconhecidos por fazerem parte dessa teia de boas ações. Também será criado atlas da sustentabilidade que reunirá em um mapa todas as práticas sustentáveis realizadas na região. Tudo isso vai ser acompanhado de perto pelo laboratório de educomunicação que traduzirá todas as ações na linguagem de notícias, imagens fotográficas e cinema. Todo esse material será reunido e, posteriormente, dará origem a uma grande exposição, inaugurada no evento anual do CAB em novembro.

Programação

14 de maio – Exposição cultural Feira do Produtor Rural (Praça Duque de Caxias)

15 de maio – Oficina com Associação de Pescadores
17 de maio – plantação de mudas com participação do grupo Trilheiros

24 de maio – Excursão e troca de experiência de microbacias

30 de maio, 01 e 02 de junho – Luau com o Clube Desbravadores (Exército)


ENTREVISTA NA RÁDIO GUAÍRA, ESTIVEMOS FALANDO SOBRE AS AÇÕES DA 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL

Estivemos na manhã desta terça-feira (13), participando do programa Bom dia Guaíra, com Jose Luiz Lemos.

Relatamos os trabalhos da 13ª sessão ordinária, ressaltando as indicações e projetos lidos e votados na sessão.


Informamos a toda a população também acerca do envio de recursos do governo federal para o município, como os referentes à construção da Escola Municipal Rural da Bela Vista, além das 6 construções na área de saúde, e a convocação de mais quatro enfermeiros e três recepcionistas, via concurso municipal.


Destacamos ainda a importância da conscientização da população sobre a importância do voto consciente, haja vista que uma pesquisa mostra que 55% da população disse não querer votar na próxima eleição, pedimos que o eleitor reveja essa essa posição e participe das eleições analisando cada candidato e assim, votando de forma consciente.



Fica o convite para toda a população na próxima segunda feira dia 19 para participarem da sessão na câmara que inicia-se as 20:00 horas, você é nosso convidado especial!