Força Alva, não há nada definido sobre seu futuro

Uma notícia veiculada na imprensa regional que há uma possibilidade de que a sede da Força Alfa, Companhia Independente de Policiamento e Operações de Fronteira, hoje instalada em Guaíra se transfira para a cidade de Marechal Candido Rondon, pegou todos de surpresa, e chegou a gerar uma pequena polêmica.

Para saber de fato o que esta acontecendo realizei no último dia 10, uma reunião na sala da presidência, onde estiveram presentes também o prefeito de Guaíra, Manoel Kuba e o Capitão Cristian Guilherme Goldoni, Comandante da Força Alfa.

O que há de fato é a resolução 443/2010, que autoriza essa transferência, assinada pelo ex-secretário estadual de segurança pública, coronel Aramis Linhares Serpa, datada no dia 30 de dezembro de 2010.

Até um imóvel já foi disponibilizado para essa função na vizinha cidade de Marechal Cândido Rondon, localizado na Avenida Rio Grande do Sul em frente ao lago municipal.

Na reunião, o prefeito Manoel Kuba, afirmou que o município investiu muito na reforma, compra de móveis e toda estruturação para dar condições de trabalho à Força Alva e acredita que uma decisão dessas não pode ser tomada dessa forma. Vários municípios querem ter essa força à disposição.

Kuba que apoiou Beto Richa nas últimas eleições, deve urgentemente agendar uma reunião com o governador, que tem como uma de suas prioridades o fortalecimento na segurança de fronteira.

Na verdade fiquei surpreso com a notícia, vou me informar com a Secretaria de Segurança do Estado e buscar, junto com o prefeito municipal, a articulação junto aos deputados que representam a cidade no sentido de reverter à situação.

Guaíra, em 2009, alocou um local específico, que foi reformado e equipado, e que, além disso, foram designados servidores públicos municipais para colaborarem com os policiais.

É um desrespeito com o município de Guaíra, uma das cidades que infelizmente possuem um alto índice de criminalidade, ser tomada tal decisão sem ao menos comunicar as autoridades locais.

Na década de 80 já perdemos a companhia da polícia militar para Marechal Cândido Rondon, não podemos deixar isso acontecer de novo.

Quero deixar bem claro que essa força é importante, mas precisa ser bem utilizada, devendo ser fiscalizada e informada quais são as prioridades locais. (O Repórter Lucio Ferrari da Rádio Guaíra foi ver de perto o que estava acontecendo)

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!