Conselho de Saúde é favorável ao Projeto 71/2010

A 1ª reunião do ano do Conselho Municipal de Saúde de Guaíra foi realizada na última terça-feira (04), na ACIAG. Associação Comercial e Empresarial de Guaíra.

O Presidente do Conselho Alberto de Jesus Fernandes, aproveitou a oportunidade para cobrar uma presença maior dos conselheiros, o que não vem acontecendo atualmente, principalmente de membros que fazem parte do Poder Executivo. Uma outra preocupação de Alberto é o aumento de acidentes com vítimas fatais, no município e as dificuldades para fazer os encaminhamentos necessários.

O principal assunto dessa reunião foi à análise dos conselheiros ao Projeto de Lei 71/2010, que estabelece em fixa novos valores para plantões médicos e de enfermagem e a criação de plantões de sobre aviso.
José Gonçalves Dias Neto, Diretor Administrativo da Secretaria de Saúde, esteve presente na reunião para detalhar o referido projeto.

Segundo Gonçalves esse projeto foi criado para melhorar os valores pagos pelos plantões, já que o que esta sendo praticado não vem agradando os profissionais da saúde que atendem em Guaíra.
Uma novidade e o chamado plantão sobre aviso e os valores que serão pagos em UFG, Unidade Fiscal de Guaíra (RS, 27,75), forma que deverá alcançar os valores de mercado.

O projeto 71/2010, deverá nesse começo de ano passar pela aprovação dos vereadores locais, depois, se aprovado, a Secretaria de Saúde devera licitar a contração desses profissionais que executarão os serviços. Todos os conselheiros reclamaram por ter recebido o projeto em atraso, porque o mesmo tem caráter de urgência para ser aprovado. E os mesmos só tiveram conhecimento do projeto, que é de autoria do Poder Executivo, através da minha iniciativa.

Fui pessoalmente participar dessa reunião, porque é preciso saber se o Executivo tem dotações orçamentárias para tal despesa extra, se na pratica esse novo sistema de plantão sobre aviso acontecerá de fato e atenderá a demanda.

Estou à disposição da comunidade que é representada pelo conselho, para aprová-lo, desde que ele seja viável e venha atender os anseios de quem necessita de atendimentos médicos.

Aproveitei também a oportunidade e indaguei o Diretor Gonçalves, sobre a forma de contração de profissionais de enfermagem para rede de saúde do município, já que existem em Guaíra profissionais capacitados. Gonçalves afirmou que possivelmente esse trabalho será terceirizado e a contração será feita pela empresa que ganhar a licitação.

Foi preciso mais um dia de reunião para que os conselheiros chegassem a um consenso. Na quinta- feira (07), no mesmo local e horário, o projeto foi aprovado por unanimidade por todos os presentes, entre eles profissionais médicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!