Feira do Agricultor Orgânico de Guaíra esta acontecendo todas as Sextas-Feiras.

Os membros das associações de produtores orgânicos e das mulheres de pequenos agricultores do Cruzeirinho de Guaíra, estão, todas as sextas-feiras, realizando a Feira do Agricultor Orgânico, no quiosque central, próximo a rodoviária.

Estive na feira parabenizando a todos pelo esforço, em fazer com que esse trabalho de certo, gerando renda a várias famílias. Conheci de perto seus anseios e dificuldades que hoje fazem parte do dia a dia de todos esses agricultores e me coloquei à disposição, para colaborar no que for necessário.

Esse é um projeto financiado pela Itaipu Binacional, que contratou a Cooperativa Biolabore para executá-lo. Com muito trabalho da agricultura familiar, o projeto esta dando certo.

A Biolabore, presta serviço de assistência técnica de extensão rural em agricultura orgânica que em Guaíra tem como responsável técnico, o senhor Daniel José de Souza Mol.

Daniel afirma que o projeto esta no caminho certo mais ainda precisa de alguns ajustes em sua logística e transporte.

Os presidentes das associações responsáveis pela feira, Paulo Itamar Mastrangelo e Aline Mazzucco Boscarioli estão à procura de apoios para melhorar a infra-estrutura e dar melhores condições de trabalho a essas famílias de agricultores. Um outro objetivo a readequar a unidade do Cruzeirinho.

Hoje esses produtos são comercializados não só em Guaíra, mas também em toda região, em breve, os produtos também serão comercializados na capital do estado do Paraná.

Agora os agricultores serão certificados e poderão aumentar ainda mais o mercado.

Ao todo 29 municípios praticam esse projeto, só em Guaíra 18 famílias trabalham nessa agricultura, fornecendo até produtos para merenda escolar local, projeto em parceria com a Secretaria de Educação.

Na feira são comercializadas frutas diversas e hortalícias foleosas e frutosas, com preços de mercado e com uma grande vantagem sem agrotóxicos e com manejo orgânico.





0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!