Atividades pedagógicas da Escola Mbyja Porã da Aldeia Marangatú.

Recebi na manhã desta quinta-feira (20) na sala da presidência a diretora Emanuela Pereira, da escola indígena Mbyja Porã, da Aldeia Tekoha Marangatú de Guaíra, que veio informar o início das atividades pedagógicas de 2011.

As aulas começam no próximo dia 08 de fevereiro e a diretora solicitou da Câmara apoio para a aquisição de uniformes e a intervenção junto a Secretaria de Infraestrutura, para que seja feito limpeza no entorno da escola e o cascalhamento na estrada de acesso, pedido que segundo ela, foi realizado em outubro de 2010.

Emanuela explicou que a escola Mbyja Porã, que em português significa estrela bonita, foi aberta em outubro de 2010, e possui um apoio simbólico do Governo do Estado de aproximadamente R$ 240,00 mensais. Atualmente, existem na aldeia cerca de 40 famílias o que representa 300 indígenas vivendo na localidade instalada junto ao Porto Internacional.

Pelo menos oito professores trabalharão na escola que a princípio atenderá um público aproximado de 60 alunos. Além da grade de estudo regular, a escola também trabalhará com a afirmação da identidade e cultura indígena, ensinando a língua Guaraní, artes e esportes.

Fui pessoalmente visitar a escola e vou acompanhar e cobrar das autoridades um maior apoio aos indígenas. Eu sempre realizei um trabalho em parceria com as aldeias e pode ter certeza que continuarei dando o meu apoio para este importante trabalho, que com certeza colaborara para a integração dos indígenas junto a sociedade de Guaíra.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!