UTILIDADE PÚBLICA - AEROPORTO DE GUAÍRA ESTÁ LIBERADO

Após 5 anos interditado, resolvemos a questão com 1 ano e 8 meses, com investimentos e ações necessárias.
Parabéns a todos os envolvidos em especial ao Luiz Jardim e ao nosso executivo municipal que em pouco tempo resolveu varias pendências deixadas pela administração anterior, ente elas cito, Avenida Beiro (liberada), Plano diretor (atualizado e aprovado), contrato com a Sanepar(renovado e aprovado) e agora nosso aeroporto, em breve resolveremos e já esta em ação o frigorífico de peixe em oliveira castro.

A notícia foi publicada pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) através da portaria 1876/SAI.
A administração municipal realizou vários investimentos no aeroporto, devidamente orientados por especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina, através do Laboratório de Transportes e Logísticas e da empresa J. M. Seremeta. Dentre os reparos, estão a instalação de cerca no entorno de toda área, a fim de evitar a entrada dos animais das propriedades vizinhas, reformas e adequação na pista de pouso para corrigir fissuras, etc, plantio de grama nas margens e abertura de uma estrada com cascalho para realização de rondas durante todo o dia e a noite, dentre outros.
O piloto Ciro Venâncio falou sobre a importância da liberação do aeroporto. “Guaíra é um ponto estratégico, ligando voos de todo sul do Brasil para o Centro-Oeste e também para o Sudeste. Esse aeroporto tem uma das melhores estruturas e condições climáticas do interior do Brasil e faltava apenas a visão da administração pública para investir nele, já que o mesmo ficou desde 2010 parado”, afirmou.
O diretor de Administração, Luiz Jardim, falou sobre o trabalho do Município. “O aeroporto foi uma de nossas prioridades, desde o início de 2013. A regularização dele permite que possamos também aumentar nossa arrecadação, cobrando taxa de pouso, por exemplo, além de abrir caminhos para que grandes empresários vejam Guaíra com outros olhos e invistam na cidade. Só temos a ganhar”, disse Luiz.
É unânime a opinião de que o aeroporto é um importante caminho para o crescimento da cidade, que, infelizmente, esteve muitos anos negligenciado. A possibilidade de ampliar a mobilidade de empresários incentiva a abertura de diferentes empresas aqui, mas apenas o movimento de pouso e decolagem já influencia positivamente no movimento do ramo hoteleiro e de restaurantes. Grandes projetos como a Plataforma Logística e a Ferroeste também se beneficiam com a liberação do aeroporto.
O aeroporto municipal tem uma pista de 1300 metros, com possibilidade de ampliação de mais 1000 metros, 30 metros de largura e suporta 13 toneladas de trem de pouso.
Para se ter uma ideia, as dimensões da pista são equivalentes as do Aeroporto de Santos Dumont, do Rio de Janeiro.
O vice-prefeito Osmar acompanhou a visita ao aeroporto. “Hoje tempo é dinheiro. Grandes empresários e possíveis investidores querem conhecer Guaíra e acabam desistindo por conta da acessibilidade. Agora teremos muito mais chances e com certeza teremos novamente o nosso aeroporto movimentado”, afirma.
O prefeito Fabian Vendruscolo reafirmou o compromisso de sua gestão. “Recebi os pilotos no dia 02 de janeiro, no meu primeiro dia de trabalho como prefeito. De lá para cá, não medimos esforços para que o aeroporto pudesse ser de fato liberado. O aeroporto só nos traz benefícios e temos sim a intenção de fortalecê-lo. Nosso governo tem se empenhado em destravar situações, exemplo da avenida Beira Rio, Aeroporto, e outras lutas igualmente importantes, como o contorno rodoviário, entre outras tantas obras de interesse público”, destacou.
O presidente da Câmara vereador Almir Bueno não pode participar da visita ao aeroporto, mas acompanhou de perto todo o processo de interdição e liberação. Para ele, “o aeroporto é uma liberação fundamental. Ele estimula o crescimento da cidade, atrai mais investidores, nos coloca novamente como ponto estratégico. Desde 2010, viemos tentando mobilizar o Executivo a necessidade de investir no aeroporto, mas só a partir do início do ano passado, é que a Administração tomou medidas efetivas para chegar ao ponto em que estamos hoje, com a licença liberada novamente”.
Projetos para o futuro
Guaíra teve um passado glorioso, com aeroporto com voos comerciais e também um aeroclube, que funcionou entre os anos de 1978 a 1998 e contava com um avião para treinamentos, etc. O aeroclube encontra-se desativado, porque a pista do aeroporto não tinha condições de segurança. Com as mudanças na administração do aeroporto e a liberação, Ângelo Torres e João César Passos estudam reativar o aeroclube, e através de convênios com escolas de aviação da região, retomar os trabalhos treinando novos pilotos.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!