PARTICIPANDO DE REUNIÃO SOBRE FRACKING

Participamos no ultimo dia 22 de agosto com apoio da Acamop (Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná),de um encontro sobre Fracking.

O encontro contou com a palestra do presidente da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni. Para Ivo, é falsa a alegação de que apenas o Fracking possa salvar o setor energético no Brasil, ele aposta em outros meios, muito menos agressivos ao meio ambiente.

O objetivo foi mobilizar a comunidade sobre o que é o Fracking e quais seus efeitos sobre o nosso meio ambiente. Durante a palestra, os presentes puderam entender melhor o que é o fracking e como esse método de extração de gás xisto tem ameaçado a região oeste.
          O que é fracking?
A fratura hidráulica, também chamada de fracking, é uma prática que está sendo muito utilizada por companhias de petróleo e gás para aumentar suas produções, barateando o processo de extração.
Este tipo de extração agride gravemente o meio ambiente por se tratar um processo que consiste na perfuração e injeção de fluídos químicos no solo para elevar a pressão, fazendo com que haja fratura das rochas e a liberação do gás natural. São injetados cerca de 30 milhões de água, juntamente com pelo menos 600 substâncias tóxicas conhecidas, além das demais substâncias ainda não descobertas, já que a fórmula utilizada é secreta.
Essa injeção de fluidos pode gerar a contaminação dos lençóis freáticos, como o aquífero Guarani, comprometendo a qualidade das águas e também do solo nas regiões onde é utilizada.
A mobilização continua
Embora esse ainda seja um tema pouco discutido em nosso município, ele já rendeu importantes debates em cidades como Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, a última inclusive tendo aprovado uma lei municipal que proíbe a utilização da fratura hidráulica na cidade.
A fim de que mais guairenses possam conhecer melhor sobre o tema, uma nova palestra está sendo agendada para debater o tema e procurar formas de evitar os danos ambientais decorrentes da prática.
Um abaixo-assinado está sendo realizado, através de uma parceria com a ACAMOP, e pode ser encontrado na Câmara Municipal e no Departamento Municipal de Meio Ambiente. Informe-se e participe dessa mobilização.
Para entender melhor o que é e quais os danos causados pela prática do Fracking, ou fratura hidráulica, acesse:http://www.frackingnaobrasil.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!