TRABALHOS REALIZADOS NA SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL EM 21/11/2014

A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira (21), às 20 horas, a 2ª Sessão Solene desse ano. A noite foi marcada pela entrega de 4 títulos de cidadania honorária, além de 11 moções de reconhecimento, aplauso e congratulações. Com a presença de autoridades, homenageados, familiares e amigos, a casa esteve lotada.


Título de cidadania honorária

Quatro cidadãos foram homenageados com o título de cidadão honorário.

Edson Galvão Chervenski Dias agora foi homenageado com título de cidadão honorário, através do decreto legislativo 007/2014, de nossa autoria. Galvão chegou em Guaíra no início da década de 70 e participou ativamente da vida cultural do município. Ele foi fundador do jornal A Tribuna do Oeste, e foi dono de lugares icônicos na cidade, como a boate Fornalha, Discoteca Fever Center, ele também fundou a Fornalha Restaurante e Pizzaria. Ele é o compositor do samba enredo da Escola de Samba Unidos da Vila Velha e já gravou 02 CDs (Paranazão Rio da Energia e Parque Nacional de Ilha Grande), juntamente como seu grupo musical “Canto das Águas”, do qual é um dos fundadores. Galvão também escreveu 03 livros: “Sete Quedas Sete Notas de Poemas e Canções” “Piracema os peixes com a palavra” e “Histórias, Lendas e Poesias”. É autor dos hinos dos Colégios Estaduais Jardim Zeballos, Mendes Gonçalves e Presidente Roosevelt, além de Cofracarmo e Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Também é autor da música de procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes e Igrejinha de Pedra.

Através do decreto legislativo 005/2014, de 04 de junho de 2014, de autoria da vereadora Tereza Camilo dos Santos, foi outorgado a Paulo Celinski a cidadania honorária. Dr. Paulo chegou em Guaíra na década de 70 e tem trabalhado na área de saúde desde então. Ele já realizou cerca de 11.000 partos. Também teve importante participação política no município, tendo sido vereador de 1993-1996 e também candidato a vice-prefeito em duas eleições.

O senhor Francisco Chlad também foi agraciado com o título de cidadão honorário, através do decreto legislativo 006/2014, do vereador Ademilson Simião. Ele é um dos pioneiros do município, tendo contribuição na construção de importantes prédios do centro da cidade, bem como tendo escrito vários livros.

Ângelo Arcego também foi outorgado cidadão honorário, através do decreto legislativo 008/2014, de autoria do vereador Getúlio Benites Centurião. Ele chegou à Guaíra na década de 70 e se instalou com sua família na comunidade de Maracaju dos Gaúchos, onde permanece até hoje. Teve participação ativa no Conselho de Segurança, Patrulha Rural, Copagril e Sindicato Rural Patronal. Trabalhou por mais de 10 anos como voluntário na barraca italiana na Festa das Nações.

Moções de reconhecimento, aplauso e louvor

Também foram entregues 11 moções de reconhecimento, aplauso e louvor.

A moção 001/2014, de nossa autoria com o apoio dos demais vereadores, homenageou a Paróquia Navegantes, pela passagem de seu Jubileu de Diamante (60 anos). A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes foi fundada em 1° de fevereiro de 1955, por Dom Manoel Köenner. Atualmente, além da Igreja Matriz que conta com um número de 1.200 famílias, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes é formada por 22 capelas que contam com um número de 800 famílias.

No decorrer dos 60 anos de história da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, destaca-se a formação de pequenas comunidades, e a partir destas a formação de lideranças é um dos principais marcos da paróquia que é perceptível pelo número de pastorais e movimentos presentes ainda hoje na paróquia.

Já a moção 003/2014, Também de nossa autoria e co-autoria dos demais vereadores, homenageou as ex-vereadoras pelos trabalhos prestados durante o período da vereança. Foram homenageadas as ex-vereadoras Nélida Zeballos Rolon (1983-1988), Maria Elci Venâncio da Silva (1989-1993), Suemy Aparecida Eloy Foletto (1989-1996), Vera Maria Fernandes Cassol (1989-1993), Alice Alves Bezerra Lima (1993-1996), Kátia Cilene Ferreira Souza (2005-2012) e Edilaine Villalba Ortiz Comunello (2005-2012).

Ainda de nossa auotria, a moção 005/2014 homenageou a Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo, pelos 50 anos de trajetória em Guaíra.

Já a moção 006/2014, também de nossa autoria, homenageou Maria Sampaio Oneda, pela dedicação aos trabalhos sociais junto à Associação de Proteção à Infância e Maternidade (APMI).

O Tenente Coronel Carlos Henrique Rodrigues foi agraciado com a moção 004/2014, de autoria do vereador Valberto Paixão da Silva, pelo trabalho e dedicação durante o período em que foi comandante da então 3ª. Companhia do 34° Batalhão de Infantaria Motorizado. Tendo atuado ativamente da vida guairense, o tenente coronel Carlos teve destacada participação nos esportes e ação social.

Denominação de ruas

Em uma ação conjunta entre Legislativo e Executivo, foi publicado o decreto 357/2014, que denominou 29 logradouros públicos, em homenagem a importantes cidadãos, que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento do município.

Foram homenageados os senhores: Leônidas Gioppo Nascimento, José Maria de Freitas Collin, Adriano Siliro dos Santos, Sigfried Peiter, Arthur Maia, Vicente Fidelis de Souza, Itacy Aparecido Marques, Armando Lorentz de Carvalho, Maria Aparecida Nunes Ribeiro, Celestino Antônio Foletto, Edmundo Bridi, Domingos de Nadai, Pedro Lopes, Antônio Furquim Castanha, José Nazário da Silva, Vitório Antônio Thomé, Eliaurio Caovilla, Atilio De Nadai, Paulo Maske, Avelino Frare, José Antônio Pereira, Vidalino Scatolin, Luziano Welter, Joaquim Pereira Caldas, Florinda Morel Gil, Vicenzo Carboni, Frederico Piaia. Também foi denominada Nelson Mandela a rua projetada 1, da Vila Alta, seguindo pedidos de moradores dessa rua.

Também foi entregue o decreto 356/2014, que denomina Basileu Barbosa de Lima a Vila Rural de Dr. Oliveira Castro.

Estiveram presentes familiares dos homenageados, que receberam cópia dos decretos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fabian Persi Vendruscolo antecipou que a próxima ação é a instalação de placas com os nomes dessas ruas, para que a homenagem seja consolidada.

Inauguração da galeria de cidadãos honorários

Outra importante ação será a inauguração da Galeria de Cidadãos Honorários, que abrigará o nome de cada um dos títulos de cidadania honorária entregues pela Câmara desde 1962.

São 44 cidadãos honorários desde o início da Câmara Municipal, dentre eles estão pioneiros da cidade, importantes figuras da vida política, religiosa e cultural da cidade.

O objetivo é manter viva a história e a memória da população quanto a importantes personagens da história de nosso município.


0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!