VISITA A FEIRA DE PRODUTOS ORGANICOS

Como representante da mesa diretiva 2014, visitamos na última sexta-feira (11) a Feira de Produtos Orgânicos, realizada todas as sextas-feiras, a partir das 14 horas, no quiosque ao lado da Rodoviária Municipal.

A Associação dos Produtores de Orgânicos de Guaíra (APONG) funciona há aproximadamente 10 anos no município, com mais de 20 famílias cadastradas, e está atualmente sob a presidência do senhor Itamar. A Associação desempenha um excelente papel na preservação do meio ambiente, haja vista que os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de insumos artificiais, como adubos químicos e agrotóxicos.

“A vantagem principal dos produtos orgânicos é o aproveitamento máximo dos recursos da propriedade, reciclando nutrientes sem sujeitá-los ao veneno, além de proporcionar mais saúde aos consumidores” comentou o engenheiro agrônomo Daniel Mol.

O custo de produção em relação aos alimentos não-orgânicos é 30% mais barato. Além disso, produtos naturais como pimentas, alho, dentre outros, substituem os agrotóxicos no combate às pestes.

“No primeiro mandato do prefeito Fabian a Associação cresceu e se estabilizou. Depois disso, tivemos um longo período sem incentivos do governo municipal, mas já estamos retomando os trabalhos e contando com a atenção e o trabalho do Município”, afirmou Agostinho, produtor de frutas e conservas.


Nessa visita, o vereador Almir informou aos produtores que foi protocolado para análise um projeto para tornar a feira da Praça Duque de Caxias em Feira Livre, a fim também de incluir os produtores de alimentos orgânicos. Ele também se colocou à disposição para outras demandas dos produtores.