ACOMPANHANDO A REUNIÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

 Na última sexta-feira (25), estivemos participando da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com a presença do secretário de Agricultura João Paulo Machado e agricultores.

Dentre os temas tratados esteve a presença dos índios no aterro sanitário municipal. Eles têm feito a coleta de lixo, seja para consumo ou para a venda (no caso dos materiais recicláveis). Sobre as denúncias de que indígenas estejam sendo trazidos do Paraguai, sabemos que a OAB estava auxiliando no processo de levantamento dos dados para regulamentação dos índios locais.
Alguns repasses e convênios foram informados e debatidos pelos agricultores. Foi anunciado o repasse de um trator para atender as comunidades de São Domingos e Água do Bugre. Já havia sido repassada uma plantadeira para essas localidades e o Conselho chegou ao consenso de que seria necessário este repasse para auxiliar nos trabalhos com a plantadeira.
O secretário de Agricultura informou um convênio com a Itaipu para o cascalhamento de aproximadamente 38 quilômetros de estradas rurais. Os membros do Conselho sugeriram que as estradas fossem mais largas para a passagem de grandes maquinários agrícolas, como as colheitadeiras.
João Paulo comentou ainda sobre o andamento do processo de implantação das redes d’águas nas comunidades rurais e alertou os agricultores para que agilizem seus cadastros de solicitação de calcário, pois devem ser disponibilizadas 800 toneladas de calcário em breve.
Sobre as notas fiscais de produtores rurais, o secretário informou que muitos produtores ainda não tiram as notas e outros tiram a mais do que produzem para revendê-las. Ele incentivou os produtores a aderirem à nota fiscal de produtor e informou também que as irregularidades estão sendo averiguadas.
Na oportunidade, também entregamos o Boletim Informativo da Câmara Municipal e comentou as ações que o Legislativo vem desempenhando, como o repasse de 400 mil reais ao Executivo neste primeiro semestre de 2014.