POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE GUAÍRA

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Guaíra foram empossados no último dia 28.
O projeto de lei que cria o Conselho foi aprovado pela Câmara Municipal em março e sancionado pelo Executivo em abril, resultando na lei 1.873/2014. Através do decreto 247/2014, foram nomeados os membros empossados nesse mês de julho.
O Conselho é formado por  representantes indicados pela Associação Guairense de Pessoas com Deficiências, representantes da classe civil organizada, representantes indicados pelo Executivo e representantes da Câmara Municipal.
É responsabilidade do Conselho acompanhar as políticas públicas que devem garantir acessibilidade, além de outras medidas que visam garantir a qualidade de vida dos portadores de deficiências física ou mental.
Estão contemplados no Conselho representantes de portadores de deficiência auditiva, visual, intelectual e física.  O Conselho também abrange portadores de autismo e esclerose múltipla tipo 2.
Somos um dos representantes do Legislativo no Conselho, juntamente com a vereadora Franciele Danelon. Durante a posse, tenho acompanhado o Conselho desde a sua criação em 2011 e fico feliz porque hoje é possível ver o resultado do trabalho realizado há anos.Outro dia participei de um evento do Conselho e me locomovi por alguns quarteirões em cadeira de rodas e usando uma venda nos olhos, podendo constatar assim as dificuldades encontradas cotidianamente pelos deficientes.
A nomeação do Conselho é um passo a frente, mas temos muitos mais passos para dar. Sonhamos em levar nossas reivindicações não somente no cenário municipal, mas também para a esfera estadual e federal. Por isso, me coloco desde já à disposição como presidente da Câmara e como membro do Conselho para dar todo o apoio necessário.