Os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Guaíra foram empossados no último dia 28.
O projeto de lei que cria o Conselho foi aprovado pela Câmara Municipal em março e sancionado pelo Executivo em abril, resultando na lei 1.873/2014. Através do decreto 247/2014, foram nomeados os membros empossados nesse mês de julho.
O Conselho é formado por representantes indicados pela Associação Guairense de Pessoas com Deficiências, representantes da classe civil organizada, representantes indicados pelo Executivo e representantes da Câmara Municipal.
É responsabilidade do Conselho acompanhar as políticas públicas que devem garantir acessibilidade, além de outras medidas que visam garantir a qualidade de vida dos portadores de deficiências física ou mental.
Estão contemplados no Conselho representantes de portadores de deficiência auditiva, visual, intelectual e física. O Conselho também abrange portadores de autismo e esclerose múltipla tipo 2.
Somos um dos representantes do Legislativo no Conselho, juntamente com a vereadora Franciele Danelon. Durante a posse, tenho acompanhado o Conselho desde a sua criação em 2011 e fico feliz porque hoje é possível ver o resultado do trabalho realizado há anos.Outro dia participei de um evento do Conselho e me locomovi por alguns quarteirões em cadeira de rodas e usando uma venda nos olhos, podendo constatar assim as dificuldades encontradas cotidianamente pelos deficientes.
A nomeação do Conselho é um passo a frente, mas temos muitos mais passos para dar. Sonhamos em levar nossas reivindicações não somente no cenário municipal, mas também para a esfera estadual e federal. Por isso, me coloco desde já à disposição como presidente da Câmara e como membro do Conselho para dar todo o apoio necessário.