Reunião: Expansão da Hidrovia Paraná-Tietê.

Participei nesta quarta-feira (10), no Paço Municipal de reunião sobre a expansão da Hidrovia Paraná-Tietê. O encontro contou com a presença do superintendente da Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana), Antonio Badih Chehin, empresários, vereadores e o corpo técnico da Prefeitura.

A hidrovia Paraná-Tietê está operando com 42% de sua capacidade de transporte. Segundo o superintendente, para que a hidrovia se torne realidade ainda são necessários vários investimentos. “No trecho compreendido no Lago de Itaipu, por exemplo, será preciso aumentar a profundidade do canal (através de derrocamento) e também fazer reparos na Ponte Ayrton Senna (retirada de dois pilares para o alargamento do canal). Se todos os investimentos forem feitos, nos próximos anos teremos um dos mais complexos sistemas hidroviários da América Latina esclareceu”, Chehin.

A Ahrana acredita que quando as obras estiverem prontas, a região tem potencial para aumentar a movimentação de cargas de 5 milhões de toneladas para 19 milhões.

Na ocasião foi apresentada a solicitação de uma área de aproximadamente 1400m próximo ao Bombeiro Comunitário para a construção de uma sede da Ahrana em Guaíra. No local será construído uma oficina, um barracão, depósito, almoxarifado, parte técnica e garagem para viaturas. Segundo Chehin, a idéia é a de que Guaíra seja um pólo regional da Administração da Ahrana. “Guaíra tem vocação e está bem localizada. Por isso, vejo que a hidrovia trará progresso para a cidade, pois estamos falando também em geração direta de empregos”.

Também questionei se existia uma contrapartida financeira municipal e outras necessidade além da doação do terreno, as informações são que o único investimento do município é na área para a construção da sede.
Relatei que é um investimento baixo e justificado. “Com certeza a instalação definitiva da Ahrana é de grande importância não só para Guaíra, mas sim para todo o Oeste do Paraná, a fim de viabilizar a instalação da hidrovia Paraná/Tietê na região e o Terminal logistico do Porto em Guaira.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!