Confira: Ações e Pronunciamento na 30ª Sessão Ordinária de 2016 da Câmara Municipal


RETORNO DAS TRANSMISSÕES DAS SESSÕES E PLEITO ELEITORAL.


O vereador Almir Bueno iniciou seu trabalho na 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaíra/PR cumprimentando a todos presentes e a todos que acompanham via rádio e internet. Disse ser grande satisfação poder voltar a comunicar-se com aqueles que se encontram em seus lares ou local de trabalho, pois foram quarenta e cinco dias que, devido às restrições eleitorais e a mesa diretiva se orientou e assim determinou, as falas acabaram sendo direcionadas para as “paredes” devido à restrição. Em sua opinião, isto é um retrocesso, considerando que o objetivo maior é a aproximação entre eleitor e poder constituído. Sendo assim, expõe a necessidade de que para os próximos pleitos haja o diálogo com o Ministério Público e Poder Judiciário, para que possamos transformar o Poder Legislativo em uma casa de debates, mas, de bons debates e não discussão política partidária, considerando que o objetivo maior é a discussão de propostas e planos de governo.

Trabalhos esses que não vimos neste pleito ao governo e nem nos anteriores, pois nunca houve nesta cidade a discussão de propostas. Desta forma vê que quando o Poder Legislativo se fecha há um grande retrocesso, pois, seus integrantes já conhecem boa parte dos problemas do município, têm uma visão política daquilo que parte da comunidade. Por este motivo, ele acredita que não podem ficar na situação de serem cobrados e não ter a ferramenta do trabalho, assim como um vereador relatou que cabe ao Legislativo propor e ao Executivo executar, uma boa parte da população tem o conhecimento disso. Contudo, infelizmente não querem aceitar, pois, acreditam que o vereador tem, deve é o responsável por tudo e isso se transforma dentro do processo eleitoral não só no município de Guaíra mais também nos demais municípios.

Quando se vê um raio-x das eleições do ano de 2016 no Paraná e no Brasil, percebe-se que de 70% a 80% dos poderes legislativos sofreram renovação. Afirmou que a renovação é importante e questionou, se renova para onde? Para qual direção e propósito? Qual intenção? Se renova para melhorar ou para testar se vai ter melhorias? Ou se é simplesmente porque não tenho simpatia com aqueles que estão representando a população ou talvez apenas uma onde que demais seguem. Disse que o eleitor tem o poder de coloca-los ali, como também de tirá-los. Assim eles têm que concordar, mais não aceitar o modo de como é visto uma função pública e um poder legislativo, porque a partir disso eles seriam omissos e acredita que ninguém foi eleito para ser omisso, pois, fomos eleitos para alertar a população onde muitas vezes os próprios cidadão estão errados porque politicagem não se faz e não se deve levar permanente. Disse que para alguns é importante a quantidade de mandatos, mas ao seu ver o importante é aquilo que você deixa de produto e produção naquilo que recebeu de atribuição daqueles que te escolheram para os representar.

Sendo assim, a sociedade se movimenta em cada período eleitoral a nível Municipal, Estadual e Federal. Só no município de Guaíra tivemos 27% dos eleitores votando em branco, nulo e abstenção. Ressaltou que somam mais de cinco mil votos, deixando essas considerações para aqueles que não exerceram sua cidadania e dever cívico e aqueles que foram e escolheram os que foram eleitos, deixou suas felicitações, tantos os 11 (onze) vereadores quanto aos suplentes e, em geral a todos os candidatos que totalizaram 63 (sessenta e três) de ambos os grupos políticos, tanto na majoritária quanto no legislativo. Ao seu ver é muito mais difícil ser candidato a vereador do que prefeito ou vice, porque além da responsabilidade de função de vereador também somos responsáveis pela função do Executivo, e quando se participa do processo dentro de um grupo político em qual você foi líder de bancada ou pertenceu ao grupo a responsabilidade triplica, e não houve fuga de tal responsabilidade. Frisou que cabe ao eleitor fazer esta análise.

Deixou seu reconhecimento aos membros do seu partido que concorreram totalizando 07 (sete) candidatos, ao qual 02 (dois) foram eleitos, mesmo que o partido não esteja em um momento favorável a nível municipal, estadual e federal, considerou que a votação foi expressiva, sendo o segundo mais votado, e se for analisar dentro da conjuntura do partido que ficou em primeiro pelo número de candidatos há uma média ainda melhor, mas sei que muitos votos não é por partido e sim por pessoa, sabemos também que alguns tem suas lideranças em cada segmento, seja na saúde ou na liderança de bairro, dando como exemplo João Batista que foi criado dentro das condições do maior bairro da cidade, a Eletrosul. Disse que uma eleição se ganha ou se perde quando ao término do mandato há uma avaliação internamente daquilo que foi produzido. Falou que os conflitos gerados nestes últimos dois anos foram muitos, em “verdades” ditas a todos os cantos e por todos, tanto pelo grupo de oposição quanto dentro do próprio grupo de situação, onde uma guerra por estar dentro de um poder sangra.

Discorreu e agradeceu sobre os votos que obteve, e a toda sua equipe que se empenhou e trabalhou. Relatou sobre a prestação de contas que fez resumida dos últimos anos. Foram 23 projetos apresentados de nossa autoria, 2.680,000 (dois milhões e seiscentos e oitenta mil reais) de emendas via deputado e senador em conjunto com o Partido dos Trabalhadores e com o Executivo municipal, neste informativo estava as propostas serias e reais dentro da função de um vereador, afirmou que infelizmente isso não é levado em consideração. Oque muitos leva em consideração e a afinidade e outras situações.

Disse que irá analisar dentro daquilo que lhe cabe a sua participação conjunta com a população no futuro governo, como também a vida política pessoal dentro do município de Guaíra, pois acredita que com dois mandatos de vereador e um dentro do Executivo municipal gera uma contribuição significativa, independentemente do reconhecimento ou não.

Finalizou argumentando sobre a finalização dos trabalhos da revisão do Regimento Interno da Câmara, o qual ninguém dá importância, apesar de ser a Lei mais importante desta Casa, tanto para os eleitores quanto o próprio processo legislativo interno. Como presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e, também, membro da Comissão de Finanças e Orçamentos e dos dois projetos que estão sendo analisados para posteriormente serem apresentados.

 Assista nosso pronunciamento na íntegra

 Acompanhe nossas ações e deixe seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!