ESTIVEMOS PARTICIPANDO JUNTO COM DEMAIS AUTORIDADES GUAIRENSES DO SEMINÁRIO SOBRE CONSÓRCIO DE FRONTEIRA EM FÓZ DO IGUAÇU


Estivemos participando junto com outras autoridades guairenses do seminário sobre o consórcio de fronteira em Foz do Iguaçu, prefeitos, vereadores e governadores dos 588 municípios e estados brasileiros da faixa de fronteira com os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bem como os chefes dos executivos das cidades fronteiriças da Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai participaram e nos dias 29 e 30 de maio do “Seminário Internacional de Regiões de Fronteira”.

Organizado pela Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, o evento discutiu os problemas comuns das regiões de fronteiras como saúde, integração e mobilidade e as experiências para possíveis soluções.

De acordo com o prefeito Fabian, o consórcio será prioridade na fronteira. “Voltamos convencidos. Eu e o Humberto (Prefeito de Mundo Novo - MS) entendemos a proposta como arrojada e queremos inserir a cidade de Salto del Guairá no processo. Vejo boas perspectivas e temos exemplos interessantes”, afirma.

O seminário é resultado do plano de ação do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do MERCOSUL, definido com a presença de autoridades políticas, gestores públicos, técnicos e especialistas de diversas áreas dos governos nacionais e subnacionais dos países do bloco. O plano de ação foi elaborado em Foz do Iguaçu, em 2012.