Má Qualidade da Merenda Escolar.

(foto e materia www.terrafmguaira.com.br)

A sessão do Legislativo de Guaíra na noite da segunda(17) foi marcada pela volta de um assunto antigo e explosivo: o fornecimento de alimentação escolar na rede municipal.

Na semana passada o assunto já gerou muita polêmica. Na ocasião, o vereador Almir Bueno levantou a questão sobre a qualidade da merenda escolar que está sendo servida nos colégios do município.

Hoje(16) pela manhã, o presidente do Legislativo Valberto Paixão da Silva, o Beto da Salamanca e o vereador Gabriel Morra visitaram o colégio Áurea Benck para verificar “in loco” as denúncias sobre a má qualidade da merenda escolar que é fornecida às crianças que freqüentam diariamente a escola.

A Escola Municipal Áurea Benck da Vila Alta atende diariamente 192 crianças desde o Pré – Nível I até o 4º ano do Ensino Fundamental. São 85 alunos no período matutino e mais 107 crianças no período da tarde.

A fiscalização na merenda escolar realizada na terça-feira (16) pelos vereadores encontrou diversas falhas, que vão desde a falta de um cardápio variado, baixo nível de qualidade e a merenda não tem consistência. Além disso, até agora não tem um cardápio definido para o mês de março. “Na metade do mês de março, não há cardápio definido. As merendeiras estão usando os cardápios do mês passado. Elas estão diversificando para que as crianças não comam as mesmas coisas todos os dias”, ressaltou o vereador e presidente do Legislativo.

Segundo Gabriel Morra, a merenda escolar é de péssima qualidade nutritiva. O vereador disse que a merenda escolar servida no Município é banana com arroz doce, tanto na parte da manhã como na parte da tarde. “Hoje pela manhã o cardápio foi arroz doce com banana. No dia de ontem foi bolacha salgada com chá”, enfatizou o vereador Gabriel Morra.

A Terra FM procurou a Secretária de Educação, Edilaine Villalba Ortiz Comunello, que não pode atender a reportagem. A secretária sofreu uma intervenção cirúrgica e está em recuperação.



Voltar

3 comentários:

  1. Esta é uma situação calamitosa de extrema importância, pois as nossas crianças são o futuro de amanhã e até na merenda escolar a secretária de educação está deixando a desejar, vamos entrar em contato com a mesma para averiguar a situação!

    By: mirins

    ResponderExcluir
  2. pois eh, uma situaçao tao fácil de resolver e que nao é feito nada a respeito. uma merenda de qualidade nao basta ser apenas nutritiva, tem que possuir fiscalizacao desde sua prodrucao até o pós colheita. Aliemntos organicos ou sem uso excessivo de agrotoxicos deverim ser via obrigatorios em todo o territorio nacional para utilizacao nas merendas escolares... Um programa de incentivo a agricultura familiar agroecologia resolveria grande parte desse problema, visto que em nosso muinicípio na há incentivos significantes pra essa atividade, enquanto nas cidades vizinhas como MCR há foruns e grupos de pesquisas universitarias que trabalham com pequenos agricultores afim de inserir a agricultura de base ecologica no municipio. Deste modo, seria possivel garantir uma merenda escolar de qualidade nutritiva e livre de denfensivos no nosso proprio municipio... trazendo assim beneficios para os pequenos agricultores, atraves do aumento de sua renda, e aos estudantes, que teriam uma alimentaçao saudável.
    Diego Gazola

    ResponderExcluir
  3. Agradeço as sugestões e informações, estamos convocando a secretária de educação que é a pasta responsavel para reunião para que juntamente com sua equipe tecnica, possamos analisar e debater o assunto em pauta, entre outros.

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário!