O dia a dia na Câmara Municipal de Guaíra....

Nossa colaboração na preservação ambiental continua. Recemos na Câmara Municipal mais um reciclador de profissão. O senhor Lino Grabner, morador da Vila Velha, na rua Roque Valença, 163.

Aqui na Câmara Municipal, nos separamos e reciclamos o lixo e em seguida convidamos recicladores da cidade para que venham fazer a coleta. Acredito que esse trabalho esteja dando certo.

Hoje recebemos também a visita do senhor Irineu Benedito Lopeira. Ele veio nos pedir apoio para resolver o problema de falta de água potável no porto 60, no Passo Ita. Esse serviço poderia ajudar a vários profissionais da pesca.
Recemos tambem a visita do indígina Milton Fernandes Ramos.
O empresário Argentino Alves foi outra ilustre visita na manhã de hoje.

Um Convite Especial da Comunidade do Parque Hortência.

Na semana, passada recebi a visita da senhora Laurinda Alves, moradora da Rua Tiradentes no Parque Hortência.

A munícipe é membro da Diretoria da Capela Santa Rita de Cássia, ela veio me fazer um convite para a inauguração das novas instalações da igreja que acontecera em Maio..

O evento contará também com a participação do Bispo Dom Francisco Carlos Bach.

Reunião e Atendimento ao Bairro Isac Vanin (BNH II) e Adjacentes.

Alexandre Mouza Rodrigues, Presidente da Associação de Moradores da comunidade Isac Vanin (BNH2), esteve no último dia 17 a minha procura, para que fossemos visitar o bairro e conhecer de perto algumas benfeitorias que precisam ser realizadas no local.

A visita aconteceu hoje (18/03) às 10h da manhã.

Uma das solicitações da comunidade é a reestruturação do que eles chamam de Centro Comunitário Pequeno. O prédio está totalmente abondanado.
O senhor Manoel Pereira uma das lideranças do Isac Vanin nos mostrou a situação em que se encontra o local.
Telhado danificado e móveis deteriorados.
Uma outra reivindicação é o cascalhamento de manutenção permanente da rua que dá acesso ao bairro, no sentido do cemitério. Quando chove, as pessoas que passam por esta via acabam trazendo muita lama e sujeira para o bairro.

Alexandre também solicitou meu apoio para indicar ao executivo, a colocação de um redutor de velocidade na rua em frente à Casa Mortuária.
Os moradores alertaram para a necessidade de expansão da rede elétrica da Rua A do Jardim Itaipu.

Todas essas solicitações serão analisadas e com toda certeza, farei uma indcação ou um requerimento, para que o executivo atenda às necessidades destes moradores.

Reacendo Projetos: Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Guaíra.

Nesta terça-feira (15), tive a honra de receber na Câmara Municipal de vereadores, o Senhor Pedro Nelson, ex-presidente da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Guaíra (ADEGUAR) que veio atender meu convite para uma reunião.

Em campanha ainda em 2008 tinha esta analise da necessidade de criarmos ou reativarmos uma associação especifica para trabalharmos políticas publicas nesta finalidade. Nelson veio atender uma solicitação minha para uma reunião de analise de reativação da ADEGUAR essa importante entidade que esta inativa a mais de cinco anos.

Este é um objetivo pessoal traçado, que irei me dedicar. Estou estudando os direitos e a viabilização de uma entidade como esta em nosso município.

O projeto ainda está na fase de pesquisa, mas farei o possível para desenvolver ações junto a esta classe de nossa comunidade, já temos uma lista de pessoas interessadas na reativação, e em breve teremos mais ações e informações.

Semana movimentada na Câmara Municipal.....

Lideranças da comunidade da Vila São Francisco e Santa Clara 1, Jandira dos Anjos Alves de Souza e Cristiane Roja.
Uma boa conversa com o Presidente da Colônia de Pescadores Z-13, José Cirineu Machado.

Darci Custódio, o Cascavel, presidente da comunidade da Vila Alta, se prepara para mais uma eleição.

Sidneia Raimunda de Souza e Andréia de Jesus, representantes da Igreja Assembléia de Deus.


Reunião sobre Crédito Fundiário no Sindicato dos Trabalhadors Rurais

Estive hoje de manhã (10) participando de uma reunião sobre crédito fundiário. O vento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Representantes da Fetraf-sul, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, falaram sobre habitação rural, quais as formas de contratação de crédito, os caminhos viáveis e quem pode ou não conseguir esse benefício.

Foi informado que os agricultores podem financiar terras, custos cartoriais, benfeitorias, além da infraestrutura básica e produtiva.
É bom sempre lembrar um detalhe importante sobre a agricultura familiar. Quem não vive dela, depende dela para viver.

APMI recebe doação do projeto da cobertura do pátio externo

Um trabalho que venho fazendo a um bom tempo agora já começa a dar os primeiros resultados.

Em 2009, o Deputado Federal André Vargas esteve visitando a APMI, Associação e Proteção a Maternidade e a Infância de Guaíra.

Na oportunidade foi verificado a necessidade de fazer a cobertura do pátio externo da sede, um obra com um total de 108 metros.

Na oportunidade o prefeito foi comunicado e disse que analisaria o pedido.

Para adiantar os trabalhos solicitei a empresa Sovifer de Guaíra a doação do projeto e o orçamento da obra, facilitando a análise do Poder Executivo.

Ontem (04) tive uma boa notícia. O senhor Nilton Pickler, engenheiro civil da Sovifer, me adiantou que o projeto e os orçamentos estão sendo feitos e serão doados o mais rápido possível.

Essa boa notícia foi dada na sede a APMI ontem (03), onde fomos recebidos pela presidente Maria Sampaio Oneda.

A APMI de Guaíra atende hoje semanalmente 160 pessoas, com auxílio do clube das mães, terapia ocupacional para 3ª idade, doação de roupas, calçados, medicamentos, entre outros trabalhos.

Reunião com Grêmio Estudantil do Colégio Presidente Roosevelt.


Atendendo a um convite do Presidente do Grêmio Estudantil Carlos Drumonnd de Andrade, Leonardo Barbosa, estive participando ontem (03), no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, de uma reunião com alguns membros do Grêmio e com a diretora Solange Pastio.

Eu que já fui presidente do Grêmio Estudantil Machado de Assis, quando estudava nesse mesmo colégio, senti saudades daquele tempo e me senti bem à vontade naquele ambiente.

Nessa reunião Solange Pastio e todos do Grêmio, entre diversos assuntos do Grêmio em pauta, recebi a entrega de uma solicitação para instalação de um semáforo no cruzamento da Rua Mato Grosso com a Shingiro Matsuyma.

Vou sugerir a todos os vereadores que façamos uma indicação coletiva, para demonstrarmos a real necessidade da solicitação e o apoio dos vereadores e após aprovado em sessão, encaminharemos ao Executivo.

Entre outros apoio solicitados me comprometi-me quando estiver em Curitiba de olhar como esta o pedido do colégio a respeito da cobertura do ônibus.


Como eu sempre digo, que não sou presidente, e sim, estou presidente, pedi a todos os presentes que aproveitem essa minha gestão, que estarei disponível para ajudar no que for necessário.

Visitas e Atendimentos na Câmara Municipal de 31 a 04/03/2001.

O senhor Manuel Nunes Lourenço visitou a Câmara Municipal, para convidar vereadores e colaboradores para um jantar do Rotary, onde estaria sendo realizada uma palestra sobre origem e desenvolvimento da nacionalidade portuguesa. Eu e o secretario Sergio tivemos o prazer de recebê-lo.
Uma visita de Dieter Seiboth, chefe da 20ª regional de saúde de Toledo e Alberto do Conselho de Saúde de Guaíra e o amigo radialista Ademar Pessoa.
Adir e Joaquim, representantes dos Quilombolas.
Seu Paulo morador da vila Alta, e os lideres comunitários Ramon e Francisca.
O trabalho de reciclagem de lixo da Câmara continua, nessa semana convidamos a Solange Paixão da Silva, recicladora da Vila Margarida. 7 anos no ramo, veio com a família paixão fazer o seu trabalho.

O cantor e compositor Edson Galvão, também foi uma das ilustres visitas da semana, onde dialogamos sobre projetos e eventos futuros ao município.

Reunião do CMDR - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Aconteceu na ultima sexta feira(25)no auditório do CAM, Centro Administrativo Municipal de Guaíra, a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, presidida pelo senhor João Paulo Machado Da Silva.

Os presentes foram informados que o conjunto de fenação esta disponível, mas precisa de uma avaliação técnica da Caixa Econômica.


Danilo Dias, membro do conselho sugeriu que fosse treinado um servidor municipal para trabalhar com o maquinário nas propriedades rurais.

O agricultor Miguel Moro morador no Cruzeirinho sugeriu a instalação de redutor de velocidade na rua de acesso ao salão comunitário. Existem motoristas que trafegam em alta velocidade naquela localidade.


Agora, o que eu penso é que, não bastar apenas a colocação de quebra-molas é necessário, quando se tratar de segurança, fazer uma discussão mais ampla.
Marlene Dallacosta, diretora de meio ambiente mostrou-se preocupada com denuncias de lixo que estão sendo jogados no bosque, próximo ao kartódromo, bem como encontrar uma solução de uso adequado dos abastecedouros comunitários.

Bartolomeu Flinkler presidente da Associação dos Feirantes de Guaira, sobre a cobertura da feira ele afirma faltar vontade política do Prefeito Manoel Kuba, e que esta preocupado com a possibilidade de vencer o prazo e os recursos serem devolvidos aos cofres da união.

Da comunidade do Caximbeiro veio a cobrança de reformar uma plantadeira de soja e milho que é administrada pela comunidade de pequenos agricultores.


O vereador Valberto(Beto) Paixao da Silva(PR) disse que foi procurado por empresários interessados na terceirização do frigorifico de peixes instalado próximo ao Córrego Xororó.


Já conversei com o prefeito sobre do interesse em adquirir as instalações do CNEC e sugeri que se inicie conversações com a Unioeste ou UEM para tentar a instalação de curso superior em Guaira.

A estrutura do frigorifico de peixe que hoje encontra-se ociosa poderia ser utilizada como laboratório de pesquisa na área da piscicultura.

Beto cobrou também que seu projeto da crotalária seja implantado em Guaira, já que o município vem tendo uma luta constante contra o mosquito da dengue.

Visita e Atendimento na área de Educação em Bela Vista.

Ao fazer uma visita em Bela Vista, recebi denuncias de pais de alunos que estagiários que deveriam exercer apenas trabalho de auxiliares, estão ministrando aulas na escola Municipal Mario Calmon Eppinghaus. (Foto acima: Almir conversou com vários moradores).

Outra triste realidade é que pela mesma falta de professores, turmas de anos diferentes (terceira e quarta serie), estão tendo aulas na mesma classe com estagiaria regendo ou seja ministrando a aula, o que dificulta o trabalho dos professores, estagiários e atrapalha no aprendizado dos alunos.

Isso vem acontecendo há tempos e como vereador, não posso deixar de atender a solicitação desses pais de alunos.

A secretaria de educação e cultura, Edilaine Villalba Ortiz Comunello disse que providências estão sendo tomadas, mas que o maior problema é encontrar professores dispostos a trabalhar naquela localidade, devido ao deslocamento. A comunidade de Bela Vista esta localizada a 35km da sede urbana do município de Guaíra.

Constatei também que a sala da informática da escola precisa de manutenção nas suas máquinas e melhor aproveitamento desses materiais.

Fiz questão de visitar todas as classes, para dialogar com os professores, estagiários e me apresentar aos alunos.

Dialoguei com a merendeira sobre o seu trabalho, cardápio e os alimentos servidos.

Ministério da Justiça propõe a criação do (GGIM) Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Guaíra.

Uma comitiva do Ministério da Justiça esteve na manhã de terça-feira(01) reunida com autoridades locais na sala de reuniões da prefeitura Municipal de Guaíra.

Alberto Liebling Kopittke, diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp), veio com o objetivo de implantar em Guaíra o GGI, Gabinete de Gestão Integrada, propostas apresentadas também na cidade de Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois de ter deixado o Poder Legislativo a disposição para ajudar no que for preciso, deixei bem claro aos representantes do Governo Federal, que faltam estrutura e contingente em todas as áreas de segurança de Guaíra, com isso ficando mais difícil executar tal tarefa.

Relatei que o vereador é porta-voz da população, queiram ou não. Recebemos muitas reclamações e eu acho que existem dois problemas aqui que precisam ser prioridades nessa discussão. Primeiro é o problema da droga, que em Guaíra é fácil de comprar e que tem um preço acessível. O segundo é o contrabando. A impunidade e a insegurança fazem com que nossos cidadãos sejam omissos em relação ao problema. Aliás, temos também uma cultura de tolerância ao contrabando e é preciso desmistificar essa questão com campanhas educativas.

Um coordenador geral deverá ser nomeado pelo Poder Executivo para coordenar os trabalhos do GGI, que unido a todas as forças representativas de segurança da cidade, deverão criar um planejamento operacional preventivo e de combate a criminalidade na cidade.

O coordenador Nacional de Gabinete de Gestão Integrada, Alex Rocha Brandão e o coordenador da Senasp, José Altair Gomes Benites, também fizeram parte da comitiva do Ministério da Justiça que estiveram em Guaíra.

Cerimônia de Incorporação ao Exército Brasileiro em Guaíra.

Hoje (01/03) aconteceu na 15ª Cia de Infantaria Motorizado a cerimônia de boas vindas aos conscritos de 2011.

Ao todo 112 homens foram incorporados, 54 de Guaíra, 14 de Terra Roxa e os demais da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Atendendo ao convite do comandante Anderson Lívio Nascimento, acompanhei a cerimônia com objetivo de desejar boa sorte a aqueles que acertadamente fizeram a opção de servir a Pátria, cumprindo o juramento do soldado de Caxias.

É uma fase importante, passagem da adolescência para fase adulta , servindo a sociedade brasileira, praticando disciplina, prezando hierarquias com honradez e lealdade para com todos.

Boa sorte a todos!
O Pelotão Aroeira, exemplo de dedicação a Patria, esteve presente na solenidade.