Primeiro Encontro de Ilhéus do Rio Paraná



Recebi no ultimo dia (09) na Câmara de Vereadores, os ilhéus Maria Rosa Brais Martins e Olímpio Benjamim Franco, que me convidaram para participar do Primeiro Encontro dos Ilhéus do Rio Paraná.

O evento acontecerá no dia 24 e 25 de novembro de 2011 no Salão Paróquia da cidade de Alto Paraíso e reunirão moradores das ilhas do Rio Paraná, lideranças e autoridades ligadas às questões ambientais.

Desde 1982, com a criação do Lago de Itaipu, que os moradores das ilhas reclamam das constantes enchentes. Outro problema está relacionado com a regularização fundiária, já que as ilhas foram transformadas em parque nacional, mas até agora não houve o devido ressarcimento.

Os ilhéus pedem respostas quanto a situação dos títulos emitidos pelo INCRA; regularização das posses, homologação dos títulos; anulação do decreto do parque e da Apa; indenização pelas perdas e pelo tempo que os ilhéus foram proibidos de ter acesso as suas terras e assinaturas de termos de compromissos.

Segundo Maria Rosa, o maior objetivo é reconhecer judicialmente o ilhéus como povos e comunidades tradicionais. 

Essa situação dispersou as comunidades formadas por ilhéus, que hoje estão distribuídos em núcleos. Nossa intenção é que o ilhéu retome a sua área para fortalecer novamente a comunidade ribeirinha”, esclareceu.

Me comprometo acompanhar o evento e estar sempre a disposição da classe para ajudar no que for preciso.

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!