Confira: Ações e Pronunciamento na 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaíra/PR

ECONOMIA NO PODER LEGISLATIVO, EMENDA MODIFICATIVA, TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA GESTÃO 2013/2016 E AGRADECIMENTOS SÃO DESTAQUES DO VEREADOR.

Almir Bueno iniciou seu trabalho na 41ª sessão ordinária, cumprimentado a todos presentes, aos que acompanham via rádio AM e através da internet.

Discorreu sobre alguns projetos que se encontram nesta Casa de Leis em última discussão e votação. Projetos esses que vêm a colaborar. Destacou o Projeto de Lei que que traz o Corpo de Bombeiros Militarizado para o Município, onde quinze servidores concursados e capacitados irão estar desenvolvendo suas ações, entre outras, que irão beneficiar o município. Disse estar feliz por deixar essa contribuição ao município.

Sobre o Projeto Resolução que estabelece o Novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Guaíra/PR, Almir pediu para que os vereadores analisem sua decisão de voto, não por questão de afinidade política, porque nossa responsabilidade vai muito além dos compromissos políticos. Disse que em seu balanço não é uma análise de favorecimento político partidário, ou de grupo partidário, mas sim, de fortalecimento da função pública de vereador deste Poder Legislativo e dos desvinculo que devemos ter com o Poder Executivo. Disse que seria muito fácil manter a presidência da Câmara por um ano como vem sendo, e as barganhas que vem desde a criação dos poderes continuar. Afirmou que o momento de mudar é agora, pois vamos escrever uma página da história deste município. Questionou se os demais vereadores se recordam do juramento que fizeram no dia 01 de janeiro de 2013.

Agradeceu quanto ao período que se encerra, o mandato 2013/2016, se recordou de sua primeira filiação, que foi no ano de 1989 no partido do Partido Democrático Trabalhista – PDT e no ano de 1992 colocou-se à disposição da população concorrendo a vereador, recebeu 179 votos que ajudaram a eleger alguns vereadores que na época defendiam esse Poder Legislativo. Desde então não parou, representando várias entidades sociais e de classes como ACIAG, Sindicato e também entidades religiosas. Em 2005 recebeu o convite para assumir o cargo de Chefe de Gabinete onde ficou por dois anos. Na sequência foi convidado a assumir a Secretaria de Ação Social, onde permaneceu até março do ano de 2008. A partir daí, mais uma vez colocou seu nome à disposição da população guairense para concorrer a vereador, onde após análise da comunidade, o elegeram com 464 votos pelo Partido dos Trabalhadores- PT.

Recordou-se que quando assumiu a função de vereador, esta Casa de Leis tinha apenas um servidor que era o Sergio. Na antiga sede da Câmara chovia em todos os cantos, não tinha nenhum site de relacionamento com a comunidade, entre outras situações.

Com a ajuda da população fez um mandato, de 2009 a 2012, dentro do que ela estava cobrando. Assim assumiu como oposição política naquele mandato, ficando quatro anos como líder. A partir daí, foi reeleito a vereador com 615 votos no ano de 2012, e aí, a população o quis como situação, e assumiu o peso que poucos poderiam assumir. E agora, entrega este mandato com a consciência limpa e cabeça erguida, deixando sua contribuição e a estrutura do prédio da Câmara, que foi construída durante o período em que esteve na presidência (2011-2014).

Ressaltou que na Gestão 2013/2016 foram apresentados cerca de trinta projetos, de recursos públicos para o município passaram de R$ 2.800,000 (dois milhões e oitocentos mil reais), foram apresentadas mais de oitenta indicações e dezoito requerimentos de sua autoria. Em sua opinião a maior conquista será o Regimento Interno, mesmo que esta Casa e a população não reconheçam.

Externou seus agradecimentos ao Partido dos Trabalhadores (PT) o qual faz parte, aos servidores desta Casa que totalizam sete, e aos cargos comissionados que ao total são dez.

Ao retornar a tribuna apresentou seu parecer técnico sobre a Emenda Modificativa 001/2016. Almir disse que além de ser importante é um direito de o vereador apresentar emendas. Questionou quais serão as justificativas técnicas e políticas para manter somente por um ano o mandato de presidente do Legislativo, porque ampliar ainda para reeleição?
Justificou por que é a favor de passar para dois anos o mandato de presidente e não haver reeleição. Recordou que no ano de 2015 houve uma Ação Popular onde solicitaram que mudassem para dois anos o mandato do presidente, e ainda justificaram a economia financeira que se daria transformando de um ano para dois. Por cima economizaria mais de R$ 30 mil reais por ano, entre outras economias. Valor este que poderia ser destinado para a saúde, educação, ação social e outras.

Disse que, como podemos falar em reeleição se o próprio Poder Judiciário e Poder Legislativo Nacional tomou a deliberação de acabar com a reeleição. Outro fator para não permitir a reeleição, é a diminuição da influência e interferência do Poder Executivo no Poder Legislativo em todo ano de eleição. Outra situação e que as bancadas ficam mais forte e sem influências externas, a partir daí fortalece a bancada principalmente de oposição e situação.

Discorreu sobre o Código de Ética, que se o presidente e os outros cargos da mesa não tiverem dentro da expectativa pelo mandato de dois anos, pode ser destruído através desse Código. Finalizou dizendo que a bandeira que defendeu foi a economia daquilo que temos de atribuições. Sem contar que estaríamos acabando com as permutas, trocas e barganhas de cargos. Segundo ele, agora é o momento de mostrarmos que podemos mudar a história de Guaíra.


                                             ASSISTA NOSSO PRONUNCIAMENTO NA INTEGRA


                                                     

0 comentários:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário!